tag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post620139512557737811..comments2023-12-12T06:33:09.677-03:00Comments on Economista X: O trânsito no Brasil: efeitos da redução de velocidade em vias rápidas e estradasAnonymoushttp://www.blogger.com/profile/07571790257617824908noreply@blogger.comBlogger17125tag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-31713052562464768722014-11-03T13:07:46.954-02:002014-11-03T13:07:46.954-02:00Somos todos ignorantes, por óbvio a redução do lim...Somos todos ignorantes, por óbvio a redução do limite de velocidade aumenta o tempo de reação e diminui o espaço de frenagem, quer correr vá para o autódromo!!! Deveriam reduzir o limite de velocidade nas estradas federais de faixa simples! Sabes o que é um caminhão carregado a 120 KM!!!! É isso que temos aqui!!! Desrespeito e descaso com a vida dos outros!!!, E os brasileiros de acham ases!!!!, São um bando de ignorantes!!!! O nº de mortos está aí para confirmar!!!! Quem dirige tranquilo chega em qualquer lugar com segurança, se não topar um ignorante F1 pela frente para fazer merda e depois dizer que foi sem intenção!!! Ficam chorando arrependidos eu não queria que isso acontecesse, eu não estava nem tão veloz, só 30 KM a mais que o limite da estrada!!!! Seus burros ignorantes!!! Acima do limite de velocidade vc assume o risco por suas atitudes!!!! Parabéns!!! Ases!!!! Eu prezo a vida!!! Querem correr, se matem, mas deixem os inocentes vivos!!!!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-77991221555976310232013-09-30T11:31:56.328-03:002013-09-30T11:31:56.328-03:00O que importa não é a distância, mas a quantos seg...O que importa não é a distância, mas a quantos segundos você está do carro da frente. Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-52546937667041241462013-09-30T01:32:59.177-03:002013-09-30T01:32:59.177-03:00sinceramente, daqui a pouco essa discussao vai fic...sinceramente, daqui a pouco essa discussao vai ficar obsoleta. Do jeito que anda o transito em sao paulo naturalmente a velocidade media esta tendendo a zero. O grande incentivo que o governo poderia fazer seria tirar os carros das ruas , mas isso somente poderia ocorrer no longo prazo (mais metro e planejamento urbano). Mas o que acontece no curto prazo é exatamente o contrario, mais incentivos para se usar o carro (financiamento e IPI). Por exemplo, olha o que acontece no novo centro financeiro de sao paulo, a Faria Lima. Nao tem corredor de onibus e muito menos metro e acada ano mais empresas se instalam na regiao. Ou seja mais carro, mais motorista estressado e motoboy kamikaze. Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-67551664944978053792013-09-29T11:28:44.606-03:002013-09-29T11:28:44.606-03:00Otávio, fiquei pensando depois com meus botões. Se...Otávio, fiquei pensando depois com meus botões. Será que é o excesso de velocidade que responde pelo absurdo número de acidentes que existem no Brasil? Você sabe, se não for, não adianta controlar a velocidade. As reportagens a que assisto dizem que é motorista embriagado, ultrapassagens proibidas, desrespeitar sinal vermelho, conversões proibidas. Ora, é preciso diagnosticar bem o problema para saber o que fazer. Nesse sentido, parece que vivemos na escuridão. <br /><br />Obviamente, um acidente em alta velocidade é mais grave e certamente resulta em mais mortes, mas não sei se são quantitativamente tão importantes assim. Além disso, ouço, também pelas reportagens, que nos acidentes de alta velocidade estão envolvidos motoristas embriagados. Esses motoristas têm que ser parados, e não apenas multados. Rodrigo De Lossohttps://www.blogger.com/profile/13099607825109297364noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-83517273596804236372013-09-29T11:13:38.898-03:002013-09-29T11:13:38.898-03:00Um experimento repetido várias vezes sob as mesmas...Um experimento repetido várias vezes sob as mesmas condições costuma dar o mesmo resultado. Isso é ciência. Então, a situação lamentável atual do trânsito é resultado de...<br /><br />grandes engenheiros-cientistas de trânsito, expertos no assunto e que só vislumbram reduzir a velocidade máxima e colocar mais radares... <br /><br />E a situação... não melhora, incrivelmente. O que será que está errado? <br /><br />Engenheiro pode entender de asfalto, brita, pedra, resistência dos materiais, mas acho difícil dizer que entendam de comportamento dos motoristas. Chutaria que não têm ideia do que é um contrafactual para produzir um estudo confiável.<br /><br />Se reza resolver o problema do trânsito criado pelos atuais competentíssimos engenheiros-cientistas do trânsito, é melhor não usar, porque não é ciência. Excelente... e mais de 40 mil pessoas morrem por acidente de trânsito no Brasil.Rodrigo De Lossohttps://www.blogger.com/profile/13099607825109297364noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-9647985086771571292013-09-28T18:59:19.149-03:002013-09-28T18:59:19.149-03:00Srs, a Economia ainda nem conseguiu ser uma cienci...Srs, a Economia ainda nem conseguiu ser uma ciencia seria e de fato eficaz no seu proprio campo cientifoco e voces agora ainda querem dar uma de engenheiro de transito..,menos vaiAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-53134269376892970092013-09-28T18:00:54.921-03:002013-09-28T18:00:54.921-03:00Caro Otávio, sugiro reduzir a velocidade a zero, p...Caro Otávio, sugiro reduzir a velocidade a zero, porque dizer que a redução da velocidade máxima permitida reduzirá o número de acidentes e mortes é um tanto simplista, para dizer o mínimo. Quero, com isso, evidenciar certos absurdos a que somos submetidos pelas autoridades de trânsito, e quero também suscitar um debate racional sobre o tema, afinal é evidente o fracasso das políticas de trânsito. A discussão restrita a engenheiros de trânsito me parece muito limitada. Por exemplo, por que junto com a informação da redução da velocidade máxima não vem uma nota dizendo quantas vidas serão poupadas? <br /><br />Multas talvez nem sejam tão importantes no orçamento das esferas governamentais, mas, se não é função objetivo, pelo menos é certo que a arrecadação delas e a quantidade delas não param de aumentar. <br /><br />Quanto aos dados, seriam realmente muito bom tê-los para testar várias hipóteses e responder uma série de perguntas.Rodrigo De Lossohttps://www.blogger.com/profile/13099607825109297364noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-4338150066858034492013-09-28T15:16:03.315-03:002013-09-28T15:16:03.315-03:00Rodrigo,
O exemplo "no limite absurdo", ...Rodrigo,<br />O exemplo "no limite absurdo", de colocar o limite a zero eh inapropriado nao so pelo motivo obvio, mas tambem porque assume a linearidade do efeito da reducao da velocidade no numero e fatalidade dos acidentes, o ponto otimo depende do valor que nossa sociedade atribui a um acidente/fatalidade e dessa relacao nao linear. Pode ser que um dos efeitos da mudanca seja incrementar a arrecadacao de multas, mas me parece conspiratorio argumentar que essa eh a funcao objetivo do legislador quando implementa as mudancas.<br />Com relacao aos dados, deve ser possivel obter dados de tempo de deslocamento em trajetos comums coletados pelo CET, kilometros de engarrafamento, acidentes e fatalidades. Obviamente voce precisa achar alguem com o custo de oportunidade mais baixo que o seu para coletar, e no limite, voce sempre pode simular o efeito num modelo simplificado calibrando o DGP. De qualquer forma, eu so postei esse comentario para te azucrinar e colocar em cheque a hipotese que meu custo de oportunidade eh tao alto quanto meu ego acredita.Otavio Bartalottihttps://www.blogger.com/profile/01820613885129931091noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-77186200022566838112013-09-27T17:18:20.861-03:002013-09-27T17:18:20.861-03:00"Essa redução do espaçamento não ajuda o trân..."Essa redução do espaçamento não ajuda o trânsito a fluir melhores nos horários de tráfego mais intenso?"<br />R. creio que não. acho que quanto menos espaço, maior o "para e anda"<br />"E a razão entre mortes e o número de veículos automotores?"<br />R. Essa é fácil fazer. Pode ser feita também a conta mortes/km de asfalto, ou mortes/combustivel.<br /><br />Quanto ao tema do professor, sempre pensei nisso, que genial é olhar pra relação linear de velocidade/mortes, e concluir que a velocidade máxima pra minimizar as mortes é zero. Creio que em breve estaremos andando na Av. Paulista a 40km/h. E ai de quem falar mal, deve ser um assassino de motoqueiros.Carloshttps://www.blogger.com/profile/14624155778272621025noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-60710130442722593352013-09-27T16:52:17.584-03:002013-09-27T16:52:17.584-03:00E a razão entre mortes e o número de veículos auto...E a razão entre mortes e o número de veículos automotores? O denominador tem aumentado, portanto pode ser que estejamos melhores que nunca. Mesmo sendo os piores ainda. Maradonanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-57118243103414969132013-09-27T16:06:50.535-03:002013-09-27T16:06:50.535-03:00Não compro a ideia de radar de forma alguma, mas c...Não compro a ideia de radar de forma alguma, mas concordo que radar pela velocidade média é mais eficiente. Basicamente, a invenção do radar fez o agente público de trânsito se acomodar achando que é a panaceia. Mas, vou falar sobre radares outros posts. Neste quero falar sobre a redução da velocidade máxima.Rodrigo De Lossohttps://www.blogger.com/profile/13099607825109297364noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-77231121180352608362013-09-27T15:44:58.858-03:002013-09-27T15:44:58.858-03:00Com a diminuição da velocidade, reduz o espaçament...Com a diminuição da velocidade, reduz o espaçamento entre os carros. Essa redução do espaçamento não ajuda o trânsito a fluir melhores nos horários de tráfego mais intenso?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-83803226454408070292013-09-27T15:35:30.723-03:002013-09-27T15:35:30.723-03:00Reduziram a velocidade na Av. Paulista e não tem r...Reduziram a velocidade na Av. Paulista e não tem radar. Me parece meio conspiratório achar que essa redução de velocidade tem como objetivo apenas aumento de arrecadação com multas.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-66856960505270050312013-09-27T15:23:46.347-03:002013-09-27T15:23:46.347-03:00Esse freia e acelera eh uma merda, mas note que de...Esse freia e acelera eh uma merda, mas note que depende da hipotese de se saber onde esta o radar...um radar so eh eficaz se nao nego nao souber onde ele esta, pois tem efeito sim de abaixar a velocidade media. Rodrigo, com radares nao-dectetaveis, voce compra a ideia de radar?<br />Outra coisa: se nego freia e acelera antes do radar, o objetivo nao pode ser arrecadar, pois com sua hipotese na verdade os caras nao terminam multadosDudu PQ?https://www.blogger.com/profile/09238056326656990770noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-6134954136828339702013-09-27T14:47:12.426-03:002013-09-27T14:47:12.426-03:00Entendi. Mas se a distancia diminui e os carros se...Entendi. Mas se a distancia diminui e os carros se aproximam, a "distância de segurança" também diminui. Então, acho que de certa maneira os efeitos acabam se cortando, ou não? Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-1071835247391524892013-09-27T14:41:16.266-03:002013-09-27T14:41:16.266-03:00Quando se corre mais a tendência é que se aumente ...Quando se corre mais a tendência é que se aumente naturalmente a "distância de segurança"Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-78416363578030383292013-09-27T14:37:30.213-03:002013-09-27T14:37:30.213-03:00por que quando se baixa a velocidade máxima, os ca...por que quando se baixa a velocidade máxima, os carros se aproximam? isso não faz muito sentido para mimAnonymousnoreply@blogger.com