tag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post7890610205388718557..comments2023-12-12T06:33:09.677-03:00Comments on Economista X: Pitacos sobre o curso de graduação em EconomiaAnonymoushttp://www.blogger.com/profile/07571790257617824908noreply@blogger.comBlogger59125tag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-43640514598398302412017-04-21T21:00:03.465-03:002017-04-21T21:00:03.465-03:00Cara na UFC no 1° semestre temos Calculo 1 e Estat...Cara na UFC no 1° semestre temos Calculo 1 e Estatística 1, 2°semestre Calculo 2, Algebra Linear e Estatística 2, 3°semestre ja é econometria microeconomia 1 e macroeconomia 1(na macroeconomia se o aluno for fodinha pode fazer já no 2° semestre) Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/01634090733534357890noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-67450775111290389652017-01-10T18:11:30.744-02:002017-01-10T18:11:30.744-02:00Única verdade nesse engodo de faculdade:50% DOS EC...Única verdade nesse engodo de faculdade:50% DOS ECONOMISTAS ESTÃO CERTOS E 50% ERRADOS. Destarte, melhor estudar bruxaria, adivinhação ou leitura de 'mãos' que a propensão marginal ao acerto será a mesma.Áureo de Castronoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-25677054914926976902017-01-06T23:07:27.516-02:002017-01-06T23:07:27.516-02:00Com o devido respeito, acho que o debate tem se ci...Com o devido respeito, acho que o debate tem se circunscrito aqui ao círculo acadêmico, e é importante lembrar que muitos alunos (talvez a maioria) quer se equipar para causar impactos aonde irá trabalhar. Estatística e econometria deveriam ser dadas o quanto antes, até porque analisar dados e tentar realizar análises e inferências é basicamente o dia a dia dá profissão. Hoje a econometria ensinada na graduação já é bastante básica, a maioria dos graduados em economia tem pouca (ou nenhuma) noção de como estruturar um banco de dados em SQL, ou fazer uma boa análise exploratória que lhe permita selecionar um modelo para estimar - é isso quando tem uma boa noção dos diferentes modelos existentes. Se não for dar aula, de que serve um economista assim? As organizações se perguntam isso. Dados não são mais um bem escasso, essa deveria ser uma era de ouro para economistas, mas ao meu ver o despreparo é geral, tive que aprender muita coisa importante fora da academia.João Luizhttps://www.blogger.com/profile/06862535887407501232noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-27644334248093058882016-11-14T22:44:17.407-02:002016-11-14T22:44:17.407-02:00Não concordo com você. Estudei economia, direito, ...Não concordo com você. Estudei economia, direito, e fiz especialização em educação. Existe grande diferença no nível de dificuldade e exigência dos cursos. Economia é bem mais puxado. Com relação a medicina, esse curso tem o diferencial de ser bastante prático, mas não difícil. Não há grandes teorias, há sim muita coisa para entender e memorizar. Duchikawahttps://www.blogger.com/profile/18286806384862614125noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-71316048912423688432016-02-21T18:14:49.722-03:002016-02-21T18:14:49.722-03:00Qual é o melhor campus para economia na usp?O de P...Qual é o melhor campus para economia na usp?O de Piracicaba, São Paulo, ou Ribeirao?O fato de piracicaba ser mais voltado para agronegocio altera muita coisa?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-17697487675529167242016-02-21T18:13:39.133-03:002016-02-21T18:13:39.133-03:00Este comentário foi removido pelo autor.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/09753991014736985344noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-70840111200049134342015-06-19T19:42:12.015-03:002015-06-19T19:42:12.015-03:00Nenhum curso é fácil, nem ADM nem CONT nem PED. Nã...Nenhum curso é fácil, nem ADM nem CONT nem PED. Não entendo essa mania dos economistas quererem se achar superiores. Agora curso difícil mesmo é MEDICINA, o aluno tem que ter mesmo estômago para seguir essa carreira. E muita responsabilidade. Economia não é nada perto de uma Medicina. O problema do curso de ECON na USP por exemplo é a didática dos professores, que geralmente é ruim, e não há uma unidade de pensamento, uma certa conexão entre as áreas, tudo é assim meio solto, cada disciplina é como se fosse um feudo, sem haver comunicação com as demais e há sim uma forte doutrinação, especialmente nas disciplinas de humanas, mesmo que isso seja feito implicitamente.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-45336291214926670072014-06-05T14:44:50.745-03:002014-06-05T14:44:50.745-03:00A realidade é a seguinte. Existe muita corrente he...A realidade é a seguinte. Existe muita corrente heterodoxa querendo entrar no curso de economia. Mas temos que ser francos, devem entrar como optativa. Seja Marx, pós-keynes, austríacos ou qualquer outra coisa.<br /><br />O curso de economia é erguido em 5 pilares: Micro, Macro, Métodos Quantitativos, Formação Econômica do Brasil (e Economia BR contemporânea) e Economia Geral (e História do Pensamento econômico). Qualquer coisa além disso ou é ferramental como CDI e Estatística ou é optativa. <br /><br />O curso da FEASP é incrível por ter muitos créditos optativos, permitindo ao aluno complementar o conhecimento. Pode optar por Finanças para ir pro mercado, pode optar pela pluralidade explorando outros pensamentos, e pode também complementar a teoria (especialmente para quem quer ser pesquisador ou acadêmico).JOÃOhttps://www.blogger.com/profile/13121473838785922893noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-46809938697548280582014-06-05T14:38:30.486-03:002014-06-05T14:38:30.486-03:003 econometrias não é nem o suficiente cara, ainda ...3 econometrias não é nem o suficiente cara, ainda tem a optativa econometria IVJOÃOhttps://www.blogger.com/profile/13121473838785922893noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-52887890161746901092014-06-05T14:35:58.149-03:002014-06-05T14:35:58.149-03:00Tá difícil? Vai fazer pedagogia, adm ou contabilid...Tá difícil? Vai fazer pedagogia, adm ou contabilidade.(2)<br /><br />Isso não é ser ofensivo, isso é a realidade filho. Deixe o politicamente correto, que vem destruindo o Brasil sem parar, de lado.JOÃOhttps://www.blogger.com/profile/13121473838785922893noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-51328824336218683272014-05-28T14:46:00.961-03:002014-05-28T14:46:00.961-03:00Eu acho que todo curso de economia mainstream deve...Eu acho que todo curso de economia mainstream deveria explicar aos seus alunos como é que as coisas funcionam: o objetivo de um curso mainstream deveria ser ensinar aos seus alunos a corrente principal da teoria econômica, mais precisamente a parte dela que é considerada consensual o suficiente (dentro do mainstream) para estar no manual (ciência normal kuhniana, que usa uma caixa de ferramentas consensual para analisar o mundo e treina os aspirantes a cientista no uso dessas ferramentas usando manuais. Não precisa concordar com progresso via revoluções científicas para aceitar a acuidade dessa descrição. Obviamente, quando você chega na fronteira da disciplina você não usa mais manual etc. etc.). Por uma questão de honestidade intelectual básica, é preciso dizer aos estudantes que: i) a versão operacional da caixa de ferramentas NÃO é ensinada na graduação, é ensinada na pós; ii) as críticas à ciência deveriam ser feitas à sua versão operacional, não à versão simplificada ensinada na graduação; iii) se você não aprender matemática e estatística, sua avaliação dessa versão operacional será prejudicada pelo fato de que você será incapaz de LER a teoria que pretende criticar. Sendo assim, a busca de pluralismo dos estudantes me parece ser equivocada, com o método proposto (abandono de manuais, leitura de autores no original, aulas de teoria consistindo na comparação de escolas de pensamento) gerando estudantes que, ao final da graduação, são incapazes de prosseguir sua educação e dominar os manuais de pós, quando aí sim terão uma visão da teoria em sua "versão adulta" e estarão capacitados a compará-la com as teorias alternativas. Leituras interessantes sobre o assunto são os artigos de Lisboa sobre a Miséria da Crítica Heterodoxa e os do filósofo Desidério Murcho (Crítica na Rede) sobre como é feita Filosofia em Portugal (fuga de manuais, leitura de autores originais, etc. etc.) e como ele acha que ela deveria ser feita.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-50554367993976395922014-05-27T19:21:12.738-03:002014-05-27T19:21:12.738-03:00Sim, é melhor. A comparação com a maconha é muito ...Sim, é melhor. A comparação com a maconha é muito ruim porque os alunos devem ser considerados, inclusive em suas opiniões, a respeito do que se passa em sala de aula - ainda que seja para dizer a eles que estão errados. É preciso explicar-lhes isso também. <br />Ainda sendo melhor, parece insuficiente para satisfaze-los, já que a resposta é basicamente: tudo está bem assim; uma pena que não entendem. Eu não só não sei se está tudo bem da forma como os cursos se organizam, como se a crítica que os estes alunos tem feito não é positiva. Me parece ser o caminho mais fácil simplesmente ignora-los ou dizer que estão errados e pronto. Mas enfim...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-48192327189723548572014-05-26T16:25:22.317-03:002014-05-26T16:25:22.317-03:00Se as pessoas pedirem pra fumar maconha na aula vo...Se as pessoas pedirem pra fumar maconha na aula você vai deixar? O objetivo do curso de economia deve ser formar bons economistas (e cada departamento tem sua ideia do que é isso), não atender demandas de fulanos que não sabem do que estão falando. Quem discorda da ideia mainstream do que é um bom curso que faça o curso em outro lugar que não as escolas ortodoxas. O resultado é que, provavelmente, vai ser um sujeito mal formado e incapaz de acompanhar o debate no mainstream porque não consegue nem ler os artigos. Essa resposta à crítica dos alunos está boa pra você?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-9239325685067777112014-05-24T14:38:00.486-03:002014-05-24T14:38:00.486-03:00Acho que vc não entendeu e tentarei ser didático, ...Acho que vc não entendeu e tentarei ser didático, sem ser mal educado. As pessoas pedem pluralidade.Este é o ponto e não o que nós achamos que deveria ser o curso em um plano ideal. A discussão é como acabar com a insatisfação dos alunos que reclamam diretamente em uma direção. O prof. Mauro deu uma solução. O que vc entende por 'pluralidade'? "Aprenda o que o mainstream pode fazer" não parece ser a solução. Ou é? Vc realmente acha isso? Tá bem claro o tipo de educação que (não) teve. Certamente vc não é professor (e se for, não é bom). Vc acha msm que a economia funciona por revolução paradigmáticas? Explique a ascensão da escola institucionalista, então. A sugestão ia no sentido de responder à crítica dos alunos e não ao que eu ou o que vc acha que deveria ser... É cada bobagem que a gente lê...<br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-32815655156588068852014-05-24T09:11:42.872-03:002014-05-24T09:11:42.872-03:00Ensina-se por manuais porque o que se está ensinan...Ensina-se por manuais porque o que se está ensinando é o que Kuhn chama de "ciência normal", e o manual é a forma correta de ensiná-la (acredite, eu fiz mestrado na FEA numa época em que o manual de micro era o Debreu, que ninguém chegava perto de conseguir ler, e o de macro eram "unwriten papers" do Toledo). Essa idéia de que tem que ficar dando várias escolas de pensamento nos cursos de macro e micro e lendo os textos originais é bobagem da grossa. Aprenda o que o mainstream pode fazer, isto é, seja capaz de abrir os manuais de micro, macro e econometria da pós, e só aí o avalie.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-44469411673172247022014-05-24T00:19:45.156-03:002014-05-24T00:19:45.156-03:00Também tive aulas com Tanaka, e ele foi um dos mel...Também tive aulas com Tanaka, e ele foi um dos melhores professores que tive na minha vida acadêmica.<br /><br />Mauro, a respeito do que foi discutido aqui, acredito que ao invés de antecipar Estatística em dois semestres, seria possível antecipar em apenas um, de tal forma que Estát I fosse dada no 2o semestre, e Estát II no 3o, seguidas pelas Econometrias. Idem para o Noturno que, aliás, começa Econometria no 6o semestre!! <br /><br />Pegar o calouro de sopetão com Cálculo e Estatística de uma vez pode ser um erro. Se ele faz Cálculo II com Estát I, pelo menos já passou o susto de Cálculo I. Idem para Estát II + Micro e Macro I. O cara pode levar um susto em Micro e Macro, mas pelo menos já se "achou" em Estatística.<br /><br />Mais um comentário: alguma noção básica de Econometria poderia ser ensinada no curso de Introdução à Economia. Algo bem simples, com uma aplicação empírica, coisa de 1 ou 2 aulas, pra pelo menos ir despertando a curiosidade dos alunos no assunto e desmistificar a discplina.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/17044272336754338791noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-58226265868139589452014-05-23T15:09:24.991-03:002014-05-23T15:09:24.991-03:00belíssima colocaçãobelíssima colocaçãoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-70858259553251908042014-05-23T14:18:39.907-03:002014-05-23T14:18:39.907-03:00Falou do Insper, não? Instituições diferentes... G...Falou do Insper, não? Instituições diferentes... Grade sem relação.. pelo menos não formalmente.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-22836753902836471942014-05-23T13:30:49.198-03:002014-05-23T13:30:49.198-03:00"Desmerecimento e ofensa inadequada aos outro..."Desmerecimento e ofensa inadequada aos outros cursos citados. "<br /><br />Aonde pelo amor de jesus cristo está a ofensa em dizer que o curso A é mais fácil do que o curso B? A ofensa tá na sua cabeça filhão! E em que universo pedagogia, adm e contabilidade, como é ensinado na vasta maioria dos cursos do Brasil, é ciência? Vai estudar! <br /><br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-59807571485893881232014-05-23T12:02:10.751-03:002014-05-23T12:02:10.751-03:00Anônimo das 10:57,
Desmerecimento e ofensa inadeq...Anônimo das 10:57,<br /><br />Desmerecimento e ofensa inadequada aos outros cursos citados. Arrogante e pouco construtivo o comentário. As outras ciências possuem a sua relevância, assim como seus cursos. Devemos respeitar e valorizá-los, mesmo que não sejam nossa área de formação. Ok?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-82824443674764760632014-05-23T10:57:22.888-03:002014-05-23T10:57:22.888-03:00Muita disciplina...mimimi...vai comprometer a qual...Muita disciplina...mimimi...vai comprometer a qualidade...mimimi<br /><br />Aprenda isto filhão: "Nem todos os caminhos são para todos os caminhantes". <br /><br />Tá difícil? Vai fazer pedagogia, adm ou contabilidade.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-73121484556247922042014-05-23T10:16:35.209-03:002014-05-23T10:16:35.209-03:00O problema dessa proposta é, para o curso do diurn...O problema dessa proposta é, para o curso do diurno na FEA, que o aluno terá no seu segundo semestre Cálculo II, Estatística II e Economia Matemática em conjunto. Para o aluno que veio fazer economia mais por sua parte de humanas que por sua parte de exatas a tendência é que isso seja extremamente desestimulante.<br /><br />Além disso, o ponto que o Prof. Mauro levantou é de extrema relevância: o 2o ano já é atualmente o ano mais puxado da graduação com FES, Micro e Macro. Seria muito difícil acompanhar esses 3 cursos adequadamente e mais um curso de econometria (basta perguntar para as pessoas que atualmente reprovaram cálculo no 1o ano e fazem Micro, Macro e Econometria ao mesmo tempo).<br /><br />Acho que poderia comprometer a qualidade com que esses cursos são dados. O tradeoff é complicado para uma mudança da grade.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-91563923294560962522014-05-23T08:19:45.721-03:002014-05-23T08:19:45.721-03:001. Na UFRGS, não tinha econometria, tinha estatíst...1. Na UFRGS, não tinha econometria, tinha estatística. E era fraco demais, foi um terror alinhar conhecimento com os colegas de mestrado que tinham graduado na FEA. Na UFRGS a reclamação era para ter mais mainstream.<br />2. Fiz 70% do curso de engenharia antes de fazer graduação e mestrado em economia. Não consigo entender a razão do curso de engenharia poder ser difícil e puxado no ferramental quantitativo e economia ter que ser mais branda (disciplinas de cálculo e álgebra bem mais fáceis - na UFRGS pelo menos). A gente fazia 40 créditos na engenharia num semestre com cálculo e disciplinas de eletrônica e circuitos que eram bem complicadas (tipo Micro I da graduação com um professor bom da FEA); não consigo entender a razão de não poder ter cálculo e estatística no primeiro semestre: por sinal, os melhores semestres para formar o "caráter" (dar ferramentas) do cara são os primeiros. E outra: por que economia pode ter apenas 4 anos?<br />3. Por fim, fica claro no mestrado como as aulas ficam muito melhores quando associadas aos problemas reais: o Mauro sempre conectava teorias e papers apresentados em aula com as implicações, e esse era o momento "uau". E o Dejanir era simplesmente um mestre de pegar as teorias de micro II e transformar em uma lista com implicações reais: o cara fazia desde charadas até a gente chegar a conclusão de qual modelo ótimo de uma rede de franquias cobrar o franqueado, era simplesmente demais.<br />Eduardo Rosnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-66417984602540021842014-05-23T08:10:27.461-03:002014-05-23T08:10:27.461-03:00Concordo com tudo e também acho que o curso de eco...Concordo com tudo e também acho que o curso de econometria deveria ser trazido para o segundo ano. Concordo com a estrutura de uma Estatística I (com algum conteúdo da II) já no primeiro semestre (quem sabe assim o curso de Estatística I fica um pouco mais interessante e desafiador), e uma Estatística II com Introdução à econometria no segundo semestre. Para isso dar certo teriam que ser feitas algumas mudanças estruturais.<br /><br />Como aluno de economia da FEA eu sinto que as disciplinas "exatas" são deficientes em consistência por apresentarem os extremos dos tipos de professor (carrasco / várzea, ótimo / péssimo). Essa inconstância causa volatilidade nas expectativas dos alunos (desmotiva e frustra) e cada semestre acaba sendo um malabarismo onde perdemos mais tempo alinhando o processo do que com o estudo em si. Isso se repetindo semestre após semestre gera uma horda de alunos que só querem se formar e sair logo da faculdade para "acabar logo com isso".<br />Para transformar a experiência em algo agradável eu acho que falta um pouco mais de padronização nos processos pedagógicos para gerenciar melhor as expectativas dos alunos em relação às disciplinas. É essencial criar um sentimento de continuidade e solidez no curso. O aluno precisa estar seguro que o nível de exigência/varzeês e qualidade de aula dos professores estejam dentro de uma certa faixa sempre e o professor tem que ter um apoio mais amplo da coordenação do ponto de vista pedagógico e certos limites sobre como gerenciar a matéria (alguns professores querem tanto que os alunos aprendam que eles perdem a mão e acabam prejudicando o desempenho dos alunos em todas as outras matérias).<br /><br />Acho que tudo isso é um estudo por si só, mas, intuitivamente, além das medidas de padronização, eu acredito que a redução das horas aula também poderia ajudar. A quantidade de horas que temos hoje não parece saudável nem para o professor (que tem que ficar fazendo incontáveis demonstrações que já estão nos livros, por exemplo) , nem para os alunos. Me falaram que na FGV, nas aulas de cálculo, o professor dá um overview do tópico nos primeiros quartos de hora e depois os alunos se separam em grupo com o livro texto e ficam estudando e resolvendo exercícios (indicados pelo professor) juntos com a presença do monitor ou professor na sala para tirar dúvidas conforme elas vão surgindo.<br /><br />Bom, tudo isso porque eu acho que é possível ajustar as quantitativas na nossa grade de modo que estejam mais presentes desde o início de forma mais prática, aumentando a complexidade do curso e ao mesmo tempo motivando ainda mais os alunos.<br /><br />Eu sei que a coordenação tem consciência sobre os pontos que levantei e que o formulário de avaliação de professores deve ter também isso como propósito (tentar nivelar o ensino), só não sei se está funcionando.Judicandushttps://www.blogger.com/profile/10818555858380335849noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-69676243087644537132014-05-22T23:24:45.821-03:002014-05-22T23:24:45.821-03:00Os cursos introdutórios na FEA realmente deixam a ...Os cursos introdutórios na FEA realmente deixam a desejar: Introdução à Análise de Conjuntura aplicando trabalho baseado em coluna de jornal, really?Anonymousnoreply@blogger.com