tag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post8310681291980438512..comments2023-12-12T06:33:09.677-03:00Comments on Economista X: Quanto custa o jeitinho? O caso da bagagem de mãoAnonymoushttp://www.blogger.com/profile/07571790257617824908noreply@blogger.comBlogger18125tag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-59056543795111864482014-10-20T14:17:30.999-02:002014-10-20T14:17:30.999-02:00Excelente texto.
Já notei esse caso nos aeroporto...Excelente texto. <br />Já notei esse caso nos aeroportos quando viajo e acredito que seria muito mais de 30% dos passageiros que levam bagagem acima do peso pq geralmente falta espaço nos compartimentos de bagagem.<br />Mas não acredito que o motivo seja p burlar e levar um peso maior, pelo menos na maioria das vezes. Eu, por exemplo, levo bagagem de mão para evitar ficar esperando a retirada da bagagem após o voo.<br />Também concordo com a opinião de um anônimo que disse que vai logo p fila para conseguir espaço para guardar sua bagagem.Diogohttps://www.blogger.com/profile/09627368613522216255noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-64709968572232947362014-10-03T07:02:05.739-03:002014-10-03T07:02:05.739-03:00A razão é que existem muitas economias muito maior...A razão é que existem muitas economias muito maiores onde valeria a pena investir. A mais óbvia delas, que o post mencionou, é a diminuição do número de assentos vazios, ou aumento da taxa de aproveitamento. O aumento do lucro que ocorreria se o avião levasse 1 ou 2 passageiros a mais é muito maior que o aumento devido à minúscula fração do combustível que a restrição ao peso da bagagem de mão economizaria.<br /><br />Um passageiro a mais segundo seus números eleva a receita em 1/132. Se a firma tem uns 3% de margem, segundo o artigo referido, quatro assentos vazio por voo a menos dobrariam o lucro! Um contador vai correr atrás dos centavinhos. Um engenheiro com noção de ordens de grandeza vai preferir correr atrás desses 4 passageiros a mais do que criar fricção com os outros 132 clientes.Felipe Paithttps://www.blogger.com/profile/02610076681202658502noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-35442956365244725692014-10-02T16:52:24.458-03:002014-10-02T16:52:24.458-03:00Meus caros,
Só um pequeno comentário (sobre uma qu...Meus caros,<br />Só um pequeno comentário (sobre uma questão marginal). Não são só as pessoas com maior bagagem de mão que seriam incentivadas a entrar na fila. Mesmo que você tenha uma bagagem de mão pequena, você tem incentivos a entrar na fila porque as pessoas, sem a menor cerimônia, costumam utilizar os bagageiros alheios. Isto já aconteceu comigo e fico com muita raiva. Viajo sempre com uma pequena mochila (como viajar sem ter o que ler?) e já aconteceu de chegar em meu lugar e os bagageiros completamente lotados (mesmo que o passageiro que iria do meu lado não tendo ainda chegado!!!). E isto é uma super-chatice! Eu entro na fila imediatamente exclusivamente devido a isto (e tenho plena consciência disto!).Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-89930769002978765122014-10-02T13:38:26.591-03:002014-10-02T13:38:26.591-03:00O excesso suposto é o total > 23kg + 5kg ou ape...O excesso suposto é o total > 23kg + 5kg ou apenas bag. mão > 5kg?<br />Pelo texto deu a entender que 3 em cada 10 passageiros entram com excesso de bagagem de mão (mas não necessariamente que tenham chegado ao limite da despachada).<br />Logo, se dos 3 passageiros que entraram com excesso de bagagem de mão apenas 30% já despacharam 23kg, o percentual de pessoas com excesso genuíno seria 9%.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-85858372992670729782014-10-02T11:32:20.967-03:002014-10-02T11:32:20.967-03:00O problema não é ter filas. Mas formá-las muito an...O problema não é ter filas. Mas formá-las muito antes do voo. Isso simplesmente não acontece em outros países. As pessoas se levantam quando são chamadas (Air Canada faz assim) e quando tem que embarcar, mas sempre meio que se coordenando mutuamente para que nunca se forme mais do que uma pequena fila de 5-10 pessoas. Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-53150230777563139742014-10-02T10:49:17.560-03:002014-10-02T10:49:17.560-03:00A história da bagagem é interessante, agora acredi...A história da bagagem é interessante, agora acredito que a motivação das filas é pra organizar o embarque. Um avião comercial em geral tem corredor estreito, as filas (que geralmente são dividas em dois ou três grupos) ajudam o processo de entrada na aeronave ser feito mais rapidamente. Do contrário as pessoas se bateriam mais umas nas outras e o processo seria mais lento. Ao menos é essa a justificativa que as CIA já me deram.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-90254834346899293132014-10-02T00:45:57.758-03:002014-10-02T00:45:57.758-03:00Legal o artigo, mas tem síndrome de vira-lata aí. ...Legal o artigo, mas tem síndrome de vira-lata aí. Nos EUA já me sugeriram tirar os livros da mala que seria despachada porque isso iria me custar caro. Sugeriram levar na mão. Dava mais de 5 quilos e eu notei isso para eles. A funcionária do check-in disse que isso era normal. Eu achei estranho. <br /><br />Depois, fiz a mesma coisa sem ser sugerida por ninguém. Absolutamente ninguém pesou minha bagagem de mão.<br /><br />Aliás, isso é patético, porque se pesarem a bagagem de mão no check-in, eu posso levar uma mala bem vazia, pesar e, depois, antes de passar pelo Homeland Security, encher a mala de chumbo. Se as dimensões estiverem OK, você passa na boa.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-15080683012655848442014-10-01T23:15:41.118-03:002014-10-01T23:15:41.118-03:00E os passageiros gordos? :)E os passageiros gordos? :)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-22391203243280893642014-10-01T16:23:17.612-03:002014-10-01T16:23:17.612-03:00Também notei o mesmo que o Victor...o Enforcement ...Também notei o mesmo que o Victor...o Enforcement da Tam aumentou bastante. Fui viajar há 2 semanas com uma malinha bem pequena e me fizeram despachar (pesava 7Kg)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-76960875898409252512014-10-01T16:19:51.540-03:002014-10-01T16:19:51.540-03:00Obrigado Claudio. Corrigido!Obrigado Claudio. Corrigido!Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/15381087203871924362noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-53896197656764869152014-10-01T15:47:54.088-03:002014-10-01T15:47:54.088-03:00Pode ser. Mas creio que a suposição de que só 30% ...Pode ser. Mas creio que a suposição de que só 30% dos passageiros entram na cabine com excesso "genuíno" de bagagem meio que já captura isso. (genuíno querendo dizer b. de mão + b. despachada > 23Kg + 5Kg).Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/15381087203871924362noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-4560905510531089422014-10-01T15:29:26.497-03:002014-10-01T15:29:26.497-03:00sei lá, tem tb o povo que carrega bagagem de mao m...sei lá, tem tb o povo que carrega bagagem de mao maior não pra burlar limite de sobrepeso, mas para nao ter que despachar e esperar a devolucao na esteira. as cias aereas dizem que o limite é 5kg, mas na verdade toleram até 10 kg porque o bagageiro suporta. se tivessem que despachar, o custo de combustivel seria o mesmo. em suma, nao faz a menor diferenca. e talvez o custo do enforcement seria maior do que tolerar. Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-1468526761533221802014-10-01T14:52:56.289-03:002014-10-01T14:52:56.289-03:00Obrigado pelo comentário.
Você pode estar certo....Obrigado pelo comentário. <br /><br />Você pode estar certo. Pode mesmo existir um problema de indivisibilidade -- vc tem 20Kg de mala mas tem um objeto que pesa 4Kg e aí coloca-o na sua bagagem de mão. Mas não sei se a distribuição cumulativa de peso dos objetos é tão "jumpy" assim que não permita o passageiro arranjar os objetos nos volumes que pode carregar de forma a obedecer os limites de peso de cada volume (bag.despachada e bag. de mão). E também não sei se bag.despachada+bag.de mão <= 23Kg+5Kg -- que é central para o seu argumento. Não é difícil (para as empresas) testarem isso. <br /><br />De toda forma, a conveniência alonga o processo de embarque, sendo custoso do mesmo jeito -- ainda que por outro canal e com montante distinto (e talvez maior se pensarmos no lucro que deixa de ser auferido por não poder "encaixar" mais voos em alguma rota nos slots que possuem. Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/15381087203871924362noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-57033666002233549072014-10-01T14:37:41.020-03:002014-10-01T14:37:41.020-03:00{correção}
A tolerância das empresa se explica po...{correção} <br />A tolerância das empresa se explica porque elas preferem que você carregue os teus 12 kg à bordo, sem usar o pessoal de bordo, do que ocupar mais gente no check in.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-60468657505861635822014-10-01T14:34:07.870-03:002014-10-01T14:34:07.870-03:00Esses dias, uma companhia aérea estava fazendo um ...Esses dias, uma companhia aérea estava fazendo um "blitz" da bagagem de mão. Logo antes do embarque, depois de já ter apresentado a passagem e o documento ao funcionário, os passageiros eram surpreendidos por um outro funcionário que pediam que a bagagem fosse colocado dentro do molde, para verificar se estava dentro dos limites. Caso contrário, ela era sumariamente despachada! Um rapaz, indignado, ainda dedou (!!) outros que passavam às costas do funcionário, com bagagens fora do padrão como a sua.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/17044272336754338791noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-46649176260243391112014-10-01T14:33:23.185-03:002014-10-01T14:33:23.185-03:00Caro,
O contrafactual relevante é muito mais &quo...Caro,<br />O contrafactual relevante é muito mais "despachar a bagagem "e não "viajar sem excesso de peso na bagagem de mão". E se vc for para despachar a bagagem, a tendência é levar um peso mais próximo de 23 kg. Assim, vc está superestimando os custos do excesso de bagagem de mão.<br />A tolerância das empresa se explica porque elas preferem que você carregue os teus 12 kg à bordo, sem usar o pessoal de bordo do que Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-84549418130471829792014-10-01T14:32:19.222-03:002014-10-01T14:32:19.222-03:00Se as regras de bagagem de mão fossem efetivamente...Se as regras de bagagem de mão fossem efetivamente cumpridas, os passageiros não deixariam de levar esse excesso (ou pelo menos boa parte), mas despachariam como bagagem convencional.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8648271808411331785.post-84201499673430936422014-10-01T14:19:44.171-03:002014-10-01T14:19:44.171-03:00corrigir : "Quanta o não observação"...(...corrigir : "Quanta o não observação"...(texto genial, por sinal).Prof Shikidahttps://www.blogger.com/profile/12821581538533690886noreply@blogger.com