terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Combate a Desigualdade nos EUA


Vários acadêmicos ficam saindo no jornal falando da necessidade de reduzir a desigualdade nos EUA. Louvável. Nos anos 30, após a grande depressão, a administração Roosevelt fez um importante programa nesse sentido. Mas agora isso não vai acontecer. Nem a pau, Juvenal.

1)   Diferentemente dos anos 30, o Governo já é muito grande.

2)  Também diferentemente dos anos 30, atualmente a polarização política é imensa, tornando impossível qualquer consenso para implementação de tal política.

3)  Pesquisas mostram que a maioria dos gringos não sabe que a distribuição de renda piorou lá muito, que é muito pior que a europeia.

4)  Os gringos também acham que o Governo desperdiça tudo, e não confiaram nele para realizar esse trabalho.

5)  Mesmo que houvesse uma demanda forte por redistribuição, o Congresso americano é profundamente afetado por doações, provenientes de uma parte mínima da população.

3 comentários:

  1. Prof. Kanczuk, por que tanta preocupação com a desigualdade se ela não é fruto dos rendimentos de Capital?
    Se meu vizinho ficou milionário criando um aplicativo e meu salário subiu pouco, isso é ruim?


    Claro tem aquela coisa dos CEO's explorarem sua compania mas combater isso é diferente e justificável, gera eficiência econômica creio eu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia CESG
      desigualdade->instabilidade/insegurança institucional

      Excluir
  2. Interessante fazer um paralelo com o caso brasileiro. Se o cara aqui manda a política de redução de desigualdade pro inferno, vão acabar com ele no dia seguinte. Infelizmente, as coisas aqui não são nem de perto tratadas com seriedade. Foro de SP e essa coisa de esquerdismo está acabando com a necessidade de nos matarmos estudando coisas extremamente complexas -- ao menos a vontade de se estudar isso deve ser afetada --, pois estudos sérios jamais serão levados em consideração se forem contra o que essas mulas ficam apregoando por ai...
    Economista querendo propor policy vai ser apenas um chato reclamão.

    ResponderExcluir