sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Optimal Control 4/3

Na verdade não tem nada a ver com optimal control. Mas em post futuro em vou fazer a ligação. O ponto é a política monetária ótima quando há zero lower bound. Como não dá para seguir o perfil pedido por suposta regra de Taylor (curva azul), o melhor é seguir a curva vermelha. A lógica é que o perfil completo dos juros futuros influencia as decisões de investimento e consumo, não somente o juro hoje. Assim, faz-se com que os juros futuros emulem o juro negativo. Isso implica em:
1)Baixar abruptamente os juros quando eles se aproximam perigosamente do zero, algo que o Bernanke fez, em minha opinião.
2)Demorar para subir os juros, mesmo quando a economia já voltou ao normal (em termos de inflação e desemprego). O problema aqui é convencer o mercado que não haverá elevação de juros quando chegar esta hora (curva azul em zero) – o tal do time-inconsistency problem.

Um comentário:

  1. Fabio, essa questão de comprometimento é quase mandatória. Suponha que o Fed aumente antes do tempo. A surpresa vai deprimir as decisões de consumo e investimento e o Fed ainda vai estar em terreno pantanoso em termos de juros nominais. Um falso voo poderia, em tese, jogar a economia de volta a um novo ciclo ZLB, mas agora com credibilidade no chão para fazer forward guidance.
    O Bernanke sabe que para ter seu instrumento de volta tem que se comportar bem. Ele tem de sinalizar com certa antecedência quando exatamente pretende fazer as inversões. E a economia americana precisa estar suficientemente aquecida para aceitar a elevação. As expectativas precisam estar plenamente ancoradas para sair do ZLB. Esse ponto é do Woodford.

    ResponderExcluir