sábado, 21 de junho de 2014

Politica Monetária e dívida e crises

Se a politica monetária reage fortemente a crises, e não tenta deter os movimentos de altas dos preços de ativos que precedem as quedas que levam a recessões, o juro fica assimétrico, e sua média distorcidamente baixa. Por sua vez, isso estimula emissão de dívida que financia a compra de ativos, o que alimenta a bolha. Está descrito o ciclo.

7 comentários:

  1. The idea is good! Now, I'd very much encourage you to write a full blown DGSE model with three hundered equations (at least) to better formalize the mechanism. Keep me posted!

    -- Economista W(oodford)

    ResponderExcluir
  2. Implicação : subir mais juro qdo preços de ativs sobem forte e cair menos nos estouros de holhas

    ResponderExcluir
  3. Seria até uma ideia original, se os austríacos já na falassem isto antes...

    ResponderExcluir
  4. - Bernanke (2002) discute a plausibilidade de se utilizar a politica monetaria para lidar com bolhas de ativos. Seu argumento é contrário por duas razoes: (i) um bc nao consegue identificar bolhas de maneira confiavel; (ii) mesmo se conseguisse, politica monetaria é um instrumento de muito largo alcance, inapropriado para ser utilizado no combate a bolhas. O melhor enfoque seria utilizar politicas micro para prevenir seu surgimento e dotar o sistema financeiro de protecoes contra seus possiveis efeitos. Visao semelhante pode ser encontrada em Greenspan (2007).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha preferência pessoal é por macro-prudenciais anticíclicas: limites a LTV, requerimentos de capital contra-cíclicos, etc.

      Excluir
  5. Se, entao, a politica monetaria nao reage aos preços de ativos, sendo os demais instrumentos eficazes, entao nao ha assimetria alguma (a nao ser em longuissimos prazos, pois crises de bolhas de ativos nao sao assim tao frequentes). Discordo do seu insight.

    ResponderExcluir