quinta-feira, 5 de junho de 2014

BCE: bom, mas suficiente?

Demorou, mas o Mario agiu com firmeza agora. É moeda pra tudo quanto é lado: baixou juro básico, meteu o juro das reservas abaixo de zero, fez um LTRO targeted para quem emprestar para o setor real dentro da zona do Euro e disse que está se preparando para sair comprando títulos do setor privado ele mesmo.

Como em parte a Europa tem um problema de demanda mesmo, deve ajudar. Mas não fiquemos otimistas demais, pois diferentemente dos EUA, o problema da oferta lá é sério-seríssimo. E esse não se resolve com politica monetária. A ver até onde vão as reformas estruturais...dá pra ser moderadamente otimista? Sim, pois a crise, que derruba bem-estar no curto prazo, ao menos ajuda na resolução de um jogo de guerra de atrito que desemboca em reformas ( Bertola, Giuseppe & Drazen, Allan, 1993. "Trigger Points and Budget Cuts: Explaining the Effects of Fiscal Austerity," American Economic Review, American Economic Association, vol. 83(1), pages 11-26)

6 comentários:

  1. Dudu, acho que meu seminario em macro 3 foi desse texto!

    ResponderExcluir
  2. CESG, e a taxa negativa no overnight, como vai funcionar? Teoricamente os bancos têm que deixar algo no BCE, não é? O Eonia pode ficar abaixo de zero?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema eh que andam deixando bem mais do que o mínimo. Nao tenho certeza se o negativo só vale para valores acima disto...

      Excluir
  3. É mais sério do que no Brasil?

    ResponderExcluir
  4. Acabei de ouvir o Mário
    Apenas acima do mínimo, claro...

    ResponderExcluir