quinta-feira, 7 de agosto de 2014

A riqueza e a saúde das nações

O vídeo abaixo mostra a evolução da renda per capita e expectativa de vida em diversos países nos últimos 200 anos. Incrível o que pode ser feito com um diagrama de dispersão. 


Só um ponto: o tom de Hans Rosling é bem positivo no fim do vídeo, indicando uma tendência de que os países em desenvolvimento se aproximariam do padrão do vida dos países desenvolvidos. Isso vale para expectativa de vida, mas não para renda per capita. Note que a dispersão nessa variável (eixo horizontal do gráfico no vídeo) amplia-se ao longo do século XIX e da primeira parte do século XX, e se mantém mais ou menos estável nos últimos 50 anos. Ou seja, não há evidência de convergência de renda per capita entre países.

Hans Rosling tem também um site com ferramentas que permitem montar gráficos como os do vídeo (diagramas de dispersão que mudam no tempo), com diversas outras variáveis -- é só clicar na barra ao lado de cada eixo e escolher o indicador. Vale a pena dar uma olhada. Bem útil para usar em aula.



2 comentários:

  1. A dica do Gapminder é excelente, Mauro. Venho utilizando este material em aulas de graduação e MBA e noto que os alunos ficam nitidamente mais atentos e empolgados. A título de sugestão, vale a pena utilizar vídeos do TED também, em sua maioria, com duração inferior a 30 minutos.

    ResponderExcluir