sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Produtividade marginal negativa


Sempre achei que não fazia muito sentido esse negócio de produtividade marginal negativa -- isto é, quando mais insumo leva a menos produto, ou ramo decrescente da curva acima (depois do ponto A). Sim, é uma possibilidade teórica. Mas por que deveríamos nos preocupar com ela? Que firma se colocaria em uma posição de destruir valor?

Bom, aconteceu comigo na última quarta-feira.

Cheguei às 9:00 da manhã na USP, dei aula às 11:00, e fiquei o resto do dia trabalhando, pois teria que dar outra aula às 21:20. E o cansaço bateu pesado. Estava trabalhando em dois códigos para Stata: o primeiro já estava pronto, e o utilizava para preparar o segundo. Ou seja, deveria editar o segundo. Quando percebi, tinha editado e gravado o primeiro! Perdi todo o trabalho que tinha feito antes.

Ou seja, mais horas de trabalho significaram menos produto. Produtividade marginal negativa!

8 comentários:

  1. Isso é o de menos, dá pra recuperar do backup se você tiver. O difícil é quando você começa a escrever um código e insere bugs sutis que você vai passar horas depurando posteriormente. Isso acontece com uma frequência assustadora quando você está cansado. O fenômeno é real mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Bem feito!!! Quem mandou duvidar da teoria de produção neoclássica........

    ResponderExcluir
  3. Não dá pra tirar um cochilo na sua sala durante o dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sala pequena, não tem espaço. mas logo mudo para uma sala maior, em que dá para colocar um sofá. daí minha função de produção vai deslocar: não sei se para cima ou para baixo.

      Excluir
  4. Esta hipótese de produção marginal negativa é falsa para a maioria das pessoas. Mas tem alguns gênios que conseguem atingir essa proeza...

    ResponderExcluir
  5. se a produtividade marginal é negativa então p produtor racional reduz a quantidade de fator variavel?

    ResponderExcluir