quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Aécio subiu no Datafolha! Que droga!

A chance da Marina ganhar da Dilma no 2o turno é grande. A chance do Aécio ganhar é miudinha, miudinha.


Por que?

Porque Marina tem um grande delta de tempo de TV no segundo turno (post de anteontem). E isso ainda não está na conta das pesquisas de 2o turno (todo o resto está).

Quem tiver preferência Aécio > Marina > Dilma tem que votar na Marina. É "no brainer".

PS. X, não venha me encher a paciência dizendo que isso é bobagem, que os votos individuais são atomísticos e portanto cada um tem que votar em quem prefere. Isso é verdade só se não tem coordenação. E não há nada que possa cumprir melhor esse papel do que um post no Economista X! :-)

PS2. Mesmo tendo coordenação, se o eleitor ganha utilidade votando em quem ele prefere, é estratégia dominante ele fazer isso na hora de votar ("deixa todos outros votarem na Marina; ela ganha e eu, como sou atomístico, posso votar no Aécio"). Isso levaria todo mundo com preferência Aécio > Marina > Dilma votar no Aécio. Ou seja, a coordenação seria em vão. Dilema dos prisioneiros. Então eu perdi tempo escrevendo esse post? Acho que não. Eu, por exemplo, não sairia da urna dando pulinhos de alegria depois de votar no Aécio. Acho que vcs tb não.

9 comentários:

  1. Rejeição da Marina é numericamente maior que a do Aécio.

    ResponderExcluir
  2. O tempo do aecio tb cresce, e o PT passou o mes destruindo a Marina. Arrisco aecio mesmo

    ResponderExcluir
  3. Concordo.
    A rejeição ao Aécio entre os eleitores da Marina deve ser muito maior do que a rejeição à Marina entre os eleitores do Aécio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas ultimas pesquisas o Aécio subiu com os votos da Marina...

      Excluir
  4. Os dados exatos de tempo de TV por candidato no 1o turno estão aqui: http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2014-07/tse-divulga-estimativa-do-tempo-de-propaganda-de-candidatos-presidencia

    ResponderExcluir
  5. seu pensamento não está totalmente correto por algumas questões. A primeira é que ele tem como premissa que o eleitor do Aecio, em geral, assume que um governo Marina seria muito melhor que um Dilma - tenho sérias dúvidas. Afirmar que a Marina é outro PT não é terrorismo eleitoral, é uma dúvida legítima que qualquer pessoa que queira compreender o pensamento dela (existe?) pode ter. A segunda é, como afirmaram, o delta de tempo de TV existirá para o Aecio também. A diferença entre Dilma e os demais no tempo de TV do primeiro turno é muito maior do que a diferença Aecio e Marina. Essa campanha teve um fator extraordinário, que foi a morte do Eduardo. O PSDB, com sua capacidade ridícula de planejamento eleitoral, demorou um mês para se recompor e montar uma estratégia. Nas 3 semanas a partir de então, derreteu a Marina e se pôs na briga de novo no segundo turno. Aecio passou a ser mais direto e incisivo. Começo a questionar qual o potencial de Aécio em 3 semanas de campanha em condições iguais, economia na lama, com notícia ruim atrás de notícia ruim saindo e uma adversária muito fraca como a Dilma. E Marina mostrou seu despreparo de campanha quando o fator emocionou passou e teve que enfrentar as críticas. Hoje acho que as chances de Marina ganhar são apenas um pouco superiores às do Aécio, e como penso que um governo Aécio seria imensamente superior ao dela, acho que vale o risco.

    ResponderExcluir
  6. É cara... realmente o delta de tempo de TV da Marina é maior. Mas igualmente importante é o que ela fará com esse tempo. Acho a campanha do Aécio mais profissional e "convence mais". Mas esse fator é subjetivo, difícil de quantificar...

    ResponderExcluir