quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Resultados do PISA 2012: Como o Brasil se saiu?



About PISA
"Since 2000, the OECD has attempted to evaluate the knowledge and skills of 15-year olds across the world through its Pisa test. More than 510,000 students in 65 economies took part in the latest test, which covered maths, reading and science, with the main focus on maths - which the OECD state is a "strong predictor of participation in post-secondary education and future success." Fonte (texto e gráfico): The Guardian.


6 comentários:

  1. Droga, perdemos pra Argentina em Ciências. A situação na rabeira da tabela lembra a do Fluminense...
    Acho que deveria ter um bolsa-PISA para selecionar somente os melhores alunos em testes de alto rendimento... Ou então fazer como no Enem, circular as provas antes para alguns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado, o pt costuma tomar este tipo de brincadeira como política séria...

      Excluir
  2. é isso que da ficar forçando crianças a lerem Dom Casmurro (belo livro, mas nao pra criança), OSPB, historia decorativa...

    ResponderExcluir
  3. O problema no Brasil se chama: Paulo Freire.

    ResponderExcluir
  4. Eu achei os resultados do PISA para o Brasil muito bons, mostram ótima evolução. É o país que mais evoluiu em nota e o segundo que mais aumentou a inclusão.

    Não se deve deixar impressionar com o baixo rank do brasil no pisa.

    É importante lembrar que o Brasil tem rank 52 de renda percapita neste grupo de países. Além disso, é o pior ranqueado no nível de educação dos pais (88% dos pais não tem nível superior).

    Além disso, o aumento da inclusão segura o aumento da média, mas mesmo assim avançamos.

    Quando passarmos a fase de inclusão a média tenderá a subir ainda mais. Não imagino o Brasil fazendo uma revolução igual à Coréia do Sul, que fez da educação uma obsessão nacional, mas vejo o Brasil no caminho certo.

    Economista R

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que piada!

      O André Portela já mostrou como esse "avanço" foi quase todo devido à mudanças na composição da amostra testada nesses anos. Não há avanço de conhecimento em matéria alguma como o desempenho na prova Brasil mostra.

      Esse tipo de ocmentário, se for sério, não surpreende. Uma das marcas culturais da vasta maioria dos brasileiros é cultuar e elogiar a mediocridade e ficar feliz em estar "no caminho certo". Isso nada mais é do que uma reedição do surrado bordão "o país do futuro". Pena que no futuro estaremos todos mortos.

      Excluir