sábado, 21 de dezembro de 2013

E se o mundo ficar menos consumista?


Minha mãe perguntou se isso afetaria a economia. Tem muita gente que nao gosta de um mundo "consumista" demais. Imaginemos que então de repente todos fossem convencidos a comprar menos coisas, o que resultaria? Haveria um colapso da economia?

Em equilíbrio as pessoas trabalhariam menos horas e todos estariam felizes. Sim, o pib seria menor, mas o pib por horas trabalhadas poderia seguir subindo. O bem estar econômico nao cairia ( a mudança parte de uma mudança nas preferencias!)!

Os economistas nao acham que devem interferir se as pessoas de repente compram menos carne e mais soja ( eu odeio soja). E tampouco deveria ser uma preocupação se as pessoas querem menos C (consumo). Sobra mais tempo pra fazer caminhadas e ler livros longos.

15 comentários:

  1. As pessoas alocam entre Lazer e Consumo e para ter Consumo elas ofertam Trabalho.

    Se você tem um choque "tecnológico de lazer" como as pessoas "descobrindo espiritualidade" então diminui o consumo e a oferta de trabalho, aumenta-se o tempo de lazer.

    Diminuir a oferta de trabalho tem efeitos positivos sobre o PIB por hora ? A não ser que a economia esteja na escala minima de eficiência eu acho que sim. Seu raciocineo tá certinho

    Ei CESG, sabe algo legal? A concorrência diminuiria

    ResponderExcluir
  2. Belo post Dudu,

    By the way, você está muito zen neste post, acho que deve ser o espírito de natal.

    ResponderExcluir
  3. Na primeira vez, eu li "E se o mundo ficar menos comunista?", hahaha

    ResponderExcluir
  4. Mas se o nível de consumo cai, num primeiro momento a poupança aumenta. Juros caem e investimento pode aumentar, certo? A sua questão não é queda de consumo, mas queda na oferta de trabalho, certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão é uma mudança de preferências. Queda no consumo ou na oferta de trabalho seria uma visão keynesiana, não se identifica o choque.

      Excluir
  5. Não sei como fazer conta de bem estar nessa situação, dado que as preferências mudaram!

    Como ficaria a conta do Lucas? Dá para claim que o bem estar não cairia?

    ResponderExcluir
  6. "Dá para claim que o bem estar não cairia?"

    Alegar...

    Esqueceram português? Que tosco isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, você é novo aqui? Esse blog é bilingual...get used to it bro! Nós somos nossas ideias, não o código que usamos pra comunicá-la. Sim, pessoas ficaram sem entender, mas veja aí como uma mensagem do mundo dizendo pra elas aprenderem o língua franca do mundo na qual praticamente toda a internet e a vasta maioria dos livros e da produção científica está escrita. Não se ofenda.

      Excluir
    2. Pô, Aldo Rebelo, você deveria worry com as obras da World Cup, e não com esse puny blog.

      Excluir
  7. Advertising has us chasing cars and clothes, working jobs we hate so we can buy shit we don't need.

    ResponderExcluir
  8. Pensei o mesmo que o Mauro. Acho (por puro achismo) que não dá pra sentenciar que o bem-estar não se alteraria, menos na hipótese de o pib/horas não cair. Talvez isso seria um caso particular dentre infinitas possibilidades, com parâmetros no consumo e no lazer iguais, ou algum caso bizarro que pudesse aparecer impondo-se um nível de bem-estar constante e variando-se o resto (bizarro no sentido de que talvez aparecessem valores de parâmetros muito fora da realidade).

    De qualquer modo, acho essa discussão bem legal.

    ResponderExcluir
  9. Mudança de paradigmas da sociedade. Alguém escreveu que um criminoso normalmente não vai para o crime por necessidade e sim por achar atraente, seja no grupo ou mesmo para ele. No fundo o cara que trabalha muito o faz pelos mesmos motivos.

    ResponderExcluir
  10. Concordo que bastam mudanças nas expectativas. O equilíbrio acontece naturalmente. Sem traumas!!!
    Adoraria ter tempo para ler livros longos e fazer caminhadas...

    ResponderExcluir