terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Demanda pela "Econométrica"

Esses dados eu peguei na base que R disponibiliza para domínio público.

"citeprice" é o preço do journal dividido pelas suas citações (controlando pra qualidade)

Ajuste uma regressão no olho, você perceberá que a Econométrica está sendo demandada pelas bibliotecas "menos do que deveria" dado seu preço!

Por que será, hein?


12 comentários:

  1. Porque o preço está tão baixo que esgotou-se o mercado potencial, que são os leitores capazes de ler aquela revista…kkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Porque não é assim que se estima demanda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "That's a bingooo"

      Excluir
    2. Gui42, você já leu sobre AIDS? Ali mora o começo de tudo, os problemas principais, as primeiras soluções e o pavimento para o melhoramento futuro. Esse tipo de exercício feito ai, plotando preço e quantidade demandada é a forma mais ingênua de tentar visualizar a demanda.

      Excluir
  3. Por que alimentar porcos com pérolas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou o primeiro anônimo desse post e concordo plenamente, por que alimentar porcos com pérolas? Se não sabe estimar direito....

      Excluir
    2. Quem são porcos, e quem são pérolas?

      Excluir
  4. A curva de oferta fica como? To confuso...

    ResponderExcluir
  5. Como eu tendo a acreditar que os preços incorporam as informações de mercado, esse gráfico pode representar outras coisas: (I) as citações da Econometrica estão com qualidade inflada - ou seja, o simples fato de ser da Econometrica resulta em citações excessivas em outros periódicos; (ii) os temas tratados na Econometrica são mais endógenos na comunidade que se interessa sobre os assuntos de sua linha editorial, e portanto de pouco interesse para os outros mortais; (iii) o custo de oportunidade de não se assinar a Econometrica é baixo, devido à circulação "informal" de seus artigos por outros meios. De toda forma, seria interessante criar uma nova medida de valor dos artigos pelos dados de mercado, e a partir daí estudar a qualidade das citações segundo esses dados.

    ResponderExcluir
  6. A assinatura individual da econometrica (econometric society) é barata, e como é necessária para submissão para congressos da econometric society existe uma grande demanda pela assinatura individual. Isso reduz a necessidade de uma assinatura institucional.
    Além disso a assinatura da Econometrica traz a Quantitative Economics e a Theoretical Economics junto. Então vale muito a pena.

    ResponderExcluir