quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Lição que grevistas da USP nos ensinam


Um grupo de pessoas bloqueou todos os portões de acesso à USP hoje ao longo de toda a manhã. Queriam chamar atenção, suponho, para o fato de que as demandas salariais de grevistas não foram atendidas (mind you:  a USP está deficitária, pagando parte de sua folha de pessoal com dinheiro de uma poupança prevista para acabar em 2 anos...).

O bloqueio causou uma confusão no trânsito da região. Cerca de 35 mil pessoas ficaram impedidas de entrar no campus. Baita prejuízo. Há rumores, por exemplo, de experimentos caríssimos que foram para o saco. Como desgraça pouca é bobagem, outro bloqueio está programado para hoje à tarde.

Lição para a vida
O ato nos ensina uma valiosa tática de barganha que pode ser aplicada em nossa vida, qual seja: se sua esposa/marido não fizer exatamente o que você quer, nada de por um fim a relação e procurar outro empregador..ups, digo outro parceiro. Simplesmente tranque sua esposa/seu marido e todo mundo do seu prédio fora de casa. É a criação artificial de externalidades para aumentar poder de barganha -- coisa sofisticada que modelos de barganha a lá Rubinstein não capturam.

Seus vizinhos ficarão p...com seu parceiro por não fazer o que você quer, e ela/ele não terá outra opção senão ceder e fazer exatamente o que você quer. It works like a charm! 

Mas atenção: vão acusar você de ter ofendido o direito de ir e vir das pessoas. Mas não se preocupe: nem o síndico do prédio, nem polícia, nem ninguém terá a audácia de fazer valer esse direito.



3 comentários:

  1. E não se esqueça de xingar seus vizinhos e síndico de neo-liberais facistas opressores.

    ResponderExcluir
  2. Se o governador fosse de um partido sério ao invés dessa merda semi-esquerdista do PSDB, a Polícia teria sido corretamente utilizada.

    ResponderExcluir
  3. Muito complexa a greve das Universidades Estaduais...Na minha opinião o dinheiro não é bem administrado também por muito interesse político. Hoje as Universidades estão sendo criadas para gerar votos, e não para gerar bons profissionais. Os políticos preocupam-se em cria-las, mas não em mate-las. E quem sai perdendo é claro que são os alunos, professores e funcionários. A greve é algo que a politicagem quer que apareça, justamente como algo ruim...Que a sociedade veja toda a comunidade das Universidades Estaduais como errados por fazer greve, porém é o que resta a eles fazer para reivindicar melhores condições

    ResponderExcluir