terça-feira, 5 de agosto de 2014

Really, Bob?

Olha, o Bob Frank é um economista porreta. Não sabe DSGE nem regressão com descontinuidade, mas é economista dos bons, tem micro na cabeça e intuição afiada. Agora, tem uma explicação dele que achei duro de comprar. Ele se pergunta por que companhias aéreas e hotéis têm punição elevada para quem cancela reservas (a resposta parcial é óbvia: um quarto ou um lugar no avião vazios e que poderiam ter sido preenchidos se não houvesse a reserva implicam elevado custo), enquanto empresas que alugam carro não. Sua resposta: as pessoas alugam carros quando vão a hotéis e quando vão a aeroportos e, portanto, a punição que esses dois aplicam já protege o dono da empresa de aluguel de carros, indiretamente. Para ele então, essa punição é pouco relevante, e como não punir cancelamentos é algo que agrada os clientes, o cálculo custo/benefício sugere que não punir é a melhor escolha para a empresa que aluga carros.

Kind of farfetched, hum Bob?

Um comentário:

  1. Na minha cabeça seria por que o custo de um cancelamento pro cara que aluga o carro é baixo. Sempre tem gente que vai alugar o carro sem reservar e ter esse ¨estoque de carros¨ é necessário pra esses casos. Diferente do cancelamento do hotel ou avião, que é mais foda de preencher de ultima hora e não faz tanto sentido ter essa gordura.

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