segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Voto útil na Marina?



Tenho ouvido muito sobre votar útil na Marina Silva. Pessoas que votariam no Aécio, mas estão pensando em mudar de voto estrategicamente, objetivando a não-eleição da Dilma.

* Errado: tá errado dizer "vou votar na Marina para aumentar a chance de 2o turno". Se aumentar a chance de 2o turno for seu objetivo, é irrelevante vc votar no Aécio ou na Marina.

* Certo: tá certo dizer "vou votar na Marina porque acho que ela tem mais chance contra a Dilma num segundo turno". Aí tudo bem, faz sentido.

Mas um governo Marina seria melhor que um Dilma? Ainda preciso ser convencido disso.

6 comentários:

  1. Giannetti e Lara Resende não são uma boa?

    ResponderExcluir
  2. Talvez o grande problema da Marina seria conseguir apoio no Congresso... Ninguém governa sem isso. Querendo ou não a Dilma já tem uma base no Congresso consolidada que permite certa governabilidade. A Marina teria que começar do zero e isso poderia deixar, ao menos nos primeiros anos a política do governo federal (mais) disfuncional...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ela fundar o REDE, consegue atrair debandada de deputados eleitos por outros partidos porque consegue burlar a legislação de fidelidade partidária já que será um partido recém-lançado.

      Outro ponto contra é o seguinte: você tem certeza que um governo Dilma com mais (ainda assim questionável pelo argumento acima) governabilidade seria um governo melhor do que o da Marina?

      Como meu avô já dizia, ajuda mais quem não atrapalha.

      Excluir
  3. No caso da Dilma, acho que quanto menos governabilidade ela tiver melhor.

    ResponderExcluir
  4. "Querendo ou não a Dilma já tem uma base no Congresso consolidada que permite certa governabilidade". Só que não. O que dilma vai fazer é aprofundar o arrombamento das contas públicas. Só isso. E trazer os Capilés para tomar conta diretamente do dinheiro público.

    ResponderExcluir