segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Garantia estendida


As lojas no Brasil estão começando a oferecer a chamada garantia estendida.

Geralmente, na compra de eletrodomésticos, o consumidor tem garantia contra defeitos de fabricação por um ano. A garantida estendida adiciona um ou dois anos a esse prazo.

O vendedor da loja promete mundos e fundos, mas a garantia é bem limitada. Por exemplo, ela não garante troca ou reparo do produto em caso de descarga elétrica excessiva na rede, inundações e... defeito latente. Além disso, a soma das reparos não pode exceder a 100% do limite máximo de indenização.

Até aí, tudo bem, desde que o preço da garantia seja compatível com o que segura. Vejamos o preço. Para um celular moderno, a garantia estendida custa 11,37% do preço. Sei que o seguro não é justo, mas essa proporção não é muiiiito acima da taxa de sinistro?

Outra observação. O preço final da garantia embute IOF (6,58% do preço final ou 7,38% do prêmio líquido) e... encargos (!?) (4,32% do preço final ou 4,85% do prêmio).

A sacanagem não termina aí. Na verdade, o consumidor está comprando uma opção futura, pois a garantia estendida só vale após um ano da compra (e o vendedor diz que está vendendo um seguro de dois anos, eheheh). Depois de um ano da compra, o valor do produto comprado já perdeu, digamos, 30% do seu valor. O valor do prêmio já aumentou, digamos, 12%. Com isso, a proporção do preço final pago pela garantia e o valor do produto sobe 60%, passando a ser 18,20%.

Parabéns pela aquisição da garantia estendida. Você acaba de ser enganado(a), mas não é novidade, é?

8 comentários:

  1. Isso aí!
    É aquela coisa: se o produto não se garante por si (marca confiável), pra que vou querer uma garantia estendida?

    ResponderExcluir
  2. Existe um upside porém.

    Pense num eletrônico mais caro. Se você pensa em vendê-lo após 2 anos, a liquidez e o preço de revenda aumentam se você falar que produto ainda está na garantia para o futuro comprador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser, mas o efeito não deve ser importante. Acho que ninguém compra um eletrodoméstico pensando em revendê-lo depois de um tempo. Por isso, a razão primordial da garantia estendida, acho, não passa pela decisão de revenda.

      Excluir
  3. Mas mesmo assim não acho justo a garantia ter que cobrir problemas da rede elétrica do comprador, e/ou enchentes, desastres aéreos, meteoros...

    Agora, não cobrir "defeito latente" é a pura sacanagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, é o que eu disse: tudo bem se não cobrir isso, mas o preço, entendo, está muito acima do que é razoável. Porém, não tem nada demais também cobrir esse tipo de sinistro. Veja só. Esse tipo de exclusão tem sentido para a seguradora não falir, no caso de um desastre de proporções gigantescas. Dificilmente é o caso. E dificilmente você vai acreditar que os sinistros combinados ocorrem com probabilidade superior a 10%.

      Pois é, e tem "defeito latente" como regra de exclusão, o que dá muita liberdade à seguradora para não cobrir nada.

      Excluir
  4. Rodrigo, você acha que justamente por esse tipo de questão um órgão estatal de defesa do consumidor é necessário?
    Sempre acho muito controverso esse tema pois muitos liberais diriam que o consumidor é racional e se está escolhecendo esse acordo é porque está melhor com ele do que sem ele. O problema no caso seria então falta de informação?
    Enfim hehe, minha pergunta é, qual é a solução mainstream pra esse tipo de questão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma solução de mainstream é fazer isso que estou fazendo: alertando os consumidores para o que estão comprando.

      Existe, de fato, assimetria de informação. A solução é educação financeira, em parte o que faço, em parte via escola. Parece-me que educação econômica mainstream nas escolas de segundo grau é o mesmo que formar uma cidadão mais consciente.

      Finalmente, o consumidor tem que aprender a reclamar. Reclamar nos sites da loja ou procurando o concorrente.

      Excluir
  5. Já vi muitas pessoas falarem coisas absurdas mas o que esse cara escreveu sobre a garantia foge da realidade e ele e muito sensacionalista demais e ainda e manipulador pois da um exemplo de um celular que pouca gente coloca garantia digo pra esse cara então compra uma tv de 2,000 e na coloca garantia não e depois que ela quebrar vê se tu vai ter como pagar o,concerto otario uma tv dessa tecnologias de hoje são muito caras pra concertar tem,muito erros nas garantias é claro mas a maioria deles e causado pela falta de informação do funcionário para o cliente

    ResponderExcluir