sexta-feira, 27 de junho de 2014

Novo livro de Microeconomia


Surgiu um novo livro de Micro na praça*. A julgar pela expertise de seus autores (Acemoglu, Laibson e List, todos com um registro estelar de publicações que combinam teoria e evidência para atacar questões relevantes), o livro tem tudo para ser um "turning point" no material de ensino de microeconomia na graduação -- para cursos avançados de graduação e cursos introdutórios de pós, Mass-Colell e amigos, Kreps e Jehle & Reny continuam sendo os três principais manuais do mercado.

Estado-da-arte
Há bons livros no mercado. Mas muitos alunos reclamam do enfoque excessivamente teórico de uns (e.g. Nicholson e Snyder), da superficial concisão de outros (e.g. Varian) e até da verborragia e extensão de exemplos motivacionais "do mundo real" de outros (e.g. Hubbard & Green).

Teoria e evidência
Aguardo o lançamento para avaliar o livro do trio (no prelo). Mas suspeito que ele combinará o melhor desses enfoques e será um dos manuais mais ricos na área -- como nada é de graça, o rigor e amplitude nas duas frentes farão um curso por esse manual provavelmente mais "puxado". Os alunos vão obviamente adorar.

O livro será publicado no dia 25 de julho e está com preço sugerido pela editora de US$ 225. O vídeo promocional do livro pode ser visto aqui.

Abaixo, a descrição com a qual o livro está "se vendendo" na Amazon:
This fresh approach to the Principles of Microeconomics course uses real data to tackle real issues, helping students to take economics beyond the classroom. The author team of Daron Acemoglu, David Laibson, and John List is committed to showing students how economic concepts are personally relevant to them. Through practical content, including Evidence-based Economics features in each chapter that explore real-world scenarios, the authors give students the knowledge they need to apply economic principles to guide the decisions they make in their own lives.
Definitivamente uma ciência
A julgar por essa descrição, o livro será um excelente demonstração de como a economia é hoje uma área disciplinada pela evidência empírica e fiel praticante do método científico. A "inveja da física", que dizem termos, no final valeu a pena.

Update:
Segue abaixo a estrutura do livro retirada do site da Pearson (micro em azul e macro em vermelho):

PART I: INTRODUCTION TO ECONOMICS
1. The Principles and Practice of Economics
2. Economic Methods and Economic Questions
Appendix: Constructing and Interpreting Graphs
3. Optimization: Doing the Best You Can
4. Demand, Supply, and Equilibrium
PART II: FOUNDATIONS OF MICROECONOMICS
5. Consumers and Incentives
6. Sellers and Incentives
7. Perfect Competition and the Invisible Hand
8. Trade
9. Externalities and Public Goods
10. The Government in the Economy: Taxation and Regulation
11. Markets for Factors of Production
PART III: MARKET STRUCTURE
12. Monopoly
13. Game Theory and Strategic Play
14. Monopolistic Competition and Oligopoly
Appendix: The Nuts and Bolts Behind Oligopoly Pricing with Differentiated Goods
PART IV: EXTENDING THE MICROECONOMIC TOOLBOX
15. Tradeoffs Involving Time and Risk
16. The Economics of Information
17. Auctions and Bargaining
18. Social Economics
PART V: INTRODUCTION TO MACROECONOMICS
19. Measuring Aggregate Economic Activity
20. Aggregate Incomes
Appendix: The Mathematics of Aggregate Production Functions
PART VI: GROWTH AND DEVELOPMENT
21. Economic Growth
Appendix: The Solow Growth Model
22. Why Isn't the Whole World Developed?
PART VII: SHORT-RUN MACROECONOMICS
23. Employment and Unemployment
24. Credit Markets
25. The Monetary System
PART VIII: SHORT-RUN FLUCTUATIONS IN MACROECONOMIC EQUILIBRIUM
26. Economic Fluctuations
27. Macroeconomic Policy
PART IX: OPEN ECONOMY
28. International Trade and Macroeconomics
29. International Finance and Open Economy Macroeconomics
PART X: EXTENDING THE MACROECONOMIC TOOLBOX
30. Financial Decision Making
31. Economics of Life, Health, and the Environment
32. Political Economy
* Dica do Marcos Nakaguma. Valeu!

12 comentários:

  1. Sergio, muito obrigado. Os demais membros do blog deveriam copiar o que o Sergio fez aqui e falar de livros de texto de economia. O Carlos faz isso também brilhantemente com livros para leigos, mas muitos dos que frequentamos o blog somos economistas e gostariamos de ver recomendações de manuais para lecionar.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, esse é um livro de Introdução à Economia, para o primeiro ano, não de Microeconomia (Intermediária) para o segundo ano. Concorre com Mankiw e Krugman, não com Varian/Pindyck/Nicholson. Certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente. Tudo indica que esse é um livro de graduação para alunos que estão tendo o primeiro contato com a disciplina. Talvez tenha um ou outro capítulo que possa ser usado como referência para um curso de nível "intermediário" na graduação. Mas tem que ver.

      Excluir
  3. Sérgio, existe algum livro de Macro inovador assim?

    ResponderExcluir
  4. US$ 225?? Melhor esperar sair a edição indiana...

    ResponderExcluir
  5. Sérgio, são esses caras mesmo que escrevem ou rola um acordão com as editoras? Tipo quando a Angélica e Eliana emprestam sua imagem para capa de caderno, estojo? Fico pensando ainda se eles não pagam uns ghostwriters do mestrado pra escrever e uns ghostsrevisores de maior confiança do doutorado.

    ResponderExcluir
  6. Mas que preço é esse? Esses caras estão loucos?!? Um livro MUITO caro em economia (um handbook RECEM lançado, por exemplo), em geral custa 230USD (depois de um tempo o preço cai a uns 140-150 e ainda sim são livros com preços acima da média. E, importante, não são livros didáticos!).
    Livro de introdução a 225USD??
    É claro que os livros de intro costumam ser umas porcarias (deveriam ser introdução à introdução à economia) e dá pra fazer coisas melhores, então esse aí deve ser revolucionário!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pra isso que serve pirataria.

      Excluir
    2. Claro que ha dificuldade para se determinar a causalidade, mas imagino que o impacto da pirataria devesse ser preços menores, e não preço altíssimo incentivando a pirataria.

      Excluir
  7. Ouvi dizer que uma versao nova do Mas-Colell esta a caminho. Os editores estao contatando professores e os questionando sobre quais capitulos eles tirariam do livro. Pelo visto pode vir coisa nova, dado que os livros do Kreps (verdinho) e do Reny estao mais atualizados.

    ResponderExcluir