quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Fora Renan?

Quem é o político que, até o momento, mais lucrou com as manifestações de junho? Marina Silva? Não, Renan Calheiros. Ironicamente, um dos alvos preferenciais dos manifestantes.

Marina cresceu nas pesquisas e se credenciou a ser a principal adversária da presidente Dilma na eleição de 2014. Mas o futuro de sua candidatura ainda é bastante incerto, a começar porque nem tem ainda um partido ao qual atrelar as suas aspirações presidenciais. Renan não. Este já está colhendo de maneira concreta os benefícios da ira popular contra os políticos e os poderes constituídos.

Graças aos protestos, a popularidade do governo despencou, a reeleição de Dilma se tornou mais incerta e o poder de barganha dos partidos aliados em relação ao Planalto aumentou. Em junho, no auge da agitação popular, Renan Calheiros, a pretexto de responder à voz das ruas, elaborou uma pauta de projetos calamitosos, em seu conjunto, para as contas públicas. Se todos fossem aprovados e implementados o custo para o Tesouro passaria de R$ 100 bilhões por ano. Além disso, alterou a sistemática de votações dos vetos presidenciais. Até junho, os vetos raramente eram apreciados pelo Congresso. Passaram a ser votados mensalmente. Ou seja, todo mês Renan terá em mãos farto material para barganhar com o governo, fora a pauta bomba fiscal que ele vem gerenciando com maestria. Tocou para frente os projetos menos danosos às contas públicas e segurou os que realmente quebrariam as pernas do Tesouro, como o que determina que a União aplique 10% de sua receita na área da saúde.

Como presidente do Senado e líder influente dentro do PMDB, Renan já era um político poderoso. Ficou ainda mais forte depois das manifestações. Pois é, o “Fora Renan” está saindo pela culatra.

3 comentários:

  1. olá, sobre a mudança da sistemática dos vetos presidenciais:
    não podemos ver essa passada de funções para o congresso como um pequeno avanço pra democracia? o executivo não estava com muitas funções acumuladas, com muito poder? usando os vetos presidenciais como uma ferramenta de se intrometer nas decisões do congresso? acho que vai dar uma melhorada na divisão dos poderes. eu também não gosto do Renan Calheiros mas o congresso não é ele, culpar só o congresso pode vir a piorar tudo.

    sobre o "engordamento" do tesouro concordo e muito, essas manifestações só trouxeram prejuízo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "essas manifestações só trouxeram prejuízo!"

      really??

      Excluir
  2. E se a reforma política passar ainda será mais pró-Renan!

    ResponderExcluir