terça-feira, 3 de setembro de 2013

Moneyball, parte 2

Salários devem refletir a produtividade do trabalhador. Mas Moneyball mostra uma falha nesse mecanismo no mercado americano de jogadores de baseball, já que a equipe do Oakland A's conseguiu montar um time bom, com pouco dinheiro (ou seja, pagou salários baixos em comparação à produtividade dos jogadores). Em outras palavras, havia uma oportunidade de arbitragem, que foi explorada pela equipe.

O artigo de Jahn Hakes and Raymond Sauer, no Journal of Economic Perspectives, traz evidências consistentes com a história acima. Basicamente, eles notam que um conjunto de estatísticas explica bem vitórias, mas não salários na liga americana de baseball. E foram justamente essas as estatísticas usadas pelos A's na montagem de seu time.

O interessante é que essa disparidade diminuiu nos últimos anos da amostra utilizada no artigo (2000-2004). Ou seja, oportunidades de arbitragem não duram para sempre.

3 comentários:

  1. Very nice man. Now, talk me about usp master degree program. I will prepare for this, I want distance from post-Keynesian programs

    ResponderExcluir
  2. Isso deve ser análogo à literatura de anomalias em finanças.

    ResponderExcluir
  3. Mauro, seu salário nesse blog é que está abaixo da sua produtividade

    ResponderExcluir