terça-feira, 3 de setembro de 2013

Quanto custa mentir?

Quem já mentiu sabe: faltar com a verdade pode ser custoso. Você pode sofrer algum tipo de punição externa -- que pode ser reputacional -- ou mesmo ter que lidar com o desconforto psicológico de estar fazendo algo em desalinhamento com sua identidade moral, seus valores.

Dia desses, por exemplo, a hostess de um restaurante me perguntou o que achei da comida do chef. "Muito boa", disse eu. Baita mentira. Achei sem graça. Até que bem enfeitada, mas sem alma, sem um flavor punch. Me senti mal pelo feedback insincero.
Custoso como possa ser, o fato é que as pessoas mentem. E, diz a teoria padrão, mentirão sempre que for materialmente benéfico assim agir. Isso tem de fato sido sistematicamente documentado em experimentos de laboratório sobre o tema (ver, por exemplo, Gneezy (AER 2005) e Houser et al. (EER 2012)). Johannes Abeler, Anke Becker e Armin Falk sugerem, no entanto, que a aversão a mentir é maior do que esses experimentos em laboratório sugerem. O estudo está aqui.

O experimento é simples. Eles ligam para os participantes -- uma amostra representativa da população alemã -- e pedem que joguem uma moeda e relatem o resultado: se der coroa, ganham 15 Euros (em dinheiro ou na forma de um vale-presente da Amazon). Se der cara, levam nyet, nada, zilt. Os incentivos para mentir aqui são claros: rende uns bons trocados, é impossível de ser detectado e dificilmente vai ter alguma consequência reputacional, já que o entrevistador é um completo estranho com quem o participante não espera interagir. Mesmo assim, os resultados são intrigantes: 44.4% dos participantes disseram ter observado coroa (que rendia 15 Euros), o que é ligeiramente menos do que o que seria esperado. Em um outro experimento, no qual os participantes tem agora que reportar o resultado de 4 jogadas consecutivas da moeda, os resultados são os mesmos: os números agregados seguem de perto a distribuição esperada sob a hipótese de completa honestidade. Très admirable.


Não é claro saber o que exatamente está acontecendo aqui. Preocupação com auto-reputação? Preferências sobre seu identity type (à la Benabou e Tirole)? Força de normas sociais?

É provável que essas coisas estejam todas misturadamente interagindo aqui. O fato é que tomado à luz das outras dezenas de estudos sobre deception, esse estudo sugere que o contexto parece ativar alguma norma social cujo custo de violação é não trivial.

Uma coisa é clara: Quando mentir tem custos, talk is not cheap.

9 comentários:

  1. Sérgio, sério mesmo, sem mentir, muito interessante o experimento com os alemães!

    ResponderExcluir
  2. Legal. Se o experimento repetir o resultado no Brasil corto ...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Pensei a mesma coisa Celso, talvez com órgãos diferentes (eu pensei em cortar o braço..)

    Bem que a Transparência Internacional podia rodar um experimento desses em cada país e usar as taxas de mentira como proxy de corrupção. Me parece pelo menos tão bom quanto aqueles índices compostos de corrupção baseados em percepção e dados de terceiros...

    ResponderExcluir
  5. O cara pode tender a mentir pra 'cara' na verdade, se acha a situação muito estranha e não quer se envolver com a pessoa que ligou (deve ter q passar endereço ou conta bancária pra receber o premio, p ex).

    x, the little one.

    ResponderExcluir
  6. Mas x-zinho, por que isso não aconteceu no tratamento com 4 moedas? De qualquer forma, veja as instruções ao fim do paper. Os pagamentos em dinheiro seriam feitos pelo correio. Se o sujeito achasse perigoso, podia optar pelo pagamento em voucher da Amazon, recebendo o código por telefone ou email. Entendo seu ceticismo, mas é preciso tirar os óculos de lentes verde-amarelas pra digerir experimentos como esse...Não é que os caras não mentem, imagino, apenas que cobram caro por isso.

    ResponderExcluir
  7. Pensei a mesma coisa. Um individuo racional sabe que não existe free lunch. Se me ligam, eu já acho que é besteira, telemarketing ou promocao de revista e digo logo que nao tem prêmio algum pra me livrar da ligação, mesmo se saiu prêmio de verdade. Ou seja, os resultados podem ser muito consistentes, ha incentivos pra mentir em qualquer resposta.

    ResponderExcluir
  8. Po fizeram esse experimento na Alemanha, né, quero ver fazer aqui no catete, vai dar 100% coroa, fenômeno

    ResponderExcluir
  9. experimento que nao mede nada. a pessoa pode estar muito bem mentindo, falando cara só para desligar logo.. experimento fraquinho demais.. é que nem medir a gravidade soltando uma pena e ignorar o ar que tem no meio.. experimento realizado no vacuo haha

    ResponderExcluir