terça-feira, 17 de setembro de 2013

Salários e juros (sehr wonkish)

Por que o salário real só cresce faz 150 anos e os juros reais estão mais ou menos parados em torno de 1,5% na média móvel de 40 anos?

Um aumento continuo da produtividade é o que explica o salário real crescente, mas esse também aumenta a rentabilidade do capital. Então por que o juro não sobe na time-series como os salários?

Descobri ao longo do tempo que muito aluno de mestrado/doutorado, e muito economista bom, parece nunca ter pensado nessa questão.

O retorno do capital não aumenta porque quando sobe a produtividade, as firmas investem mais, e mais K força o retorno do produto marginal para o seu estado estacionário, dado pelo inverso do desconto das preferencias. Ou seja, capital acumula, enquanto a oferta de horas trabalhadas não pode subir além de certo limite. Além disso, para as pessoas tem briga de efeito renda e substituição: sobe salário, a partir de um certo patamar, as pessoas trabalham menos horas. Máquina não tem preferencias CRRA entre leisure e consumo, a não ser no Blade Runner.

3 comentários:

  1. da onde tirou esses dados seculares?

    ResponderExcluir
  2. O teorema de Uzawa sobre tecnologia ser labor-augmenting em um balanced growth path tem a ver?

    ResponderExcluir