quinta-feira, 17 de julho de 2014

Mapas de calor II

Em um post anterior eu tinha colocado a seguinte figura:





Ela mostra o mapa de calor de Fred, em Brasil 1-7 Alemanha. Escrevi que a figura indicava que Fred ficou parado na maior parte do jogo. Apesar de isso ser verdade, não é o que a figura necessariamente sugere. O círculo no centro do campo diz que ele tocou várias vezes na bola ali, basicamente para dar a saída de jogo (depois dos vários gols que o Brasil tomou e no início de um dos tempos). Essa foi sua principal contribuição durante a partida.

Abaixo o mapa de calor do atacante do time perdedor em outra goleada humilhante: Roberto Soldado (jogador do Tottenham Hotspur), em Manchester City 6-0 Tottenham pela Premier League (24/11/2013). Muito semelhante ao de Fred.



3 comentários:

  1. gostei da comparação. gostaria de ver a do paulinho, que jogou nos dois jogos...

    ResponderExcluir
  2. Note também que as listras do campo estão invertidas

    ResponderExcluir
  3. Eu tirei a figura do Fred de um blog do telegraph. Pretty sure que eles vieram daqui:

    http://world-cup-2014.squawka.com/brazil-vs-germany/08-07-2014/world-cup/matches

    Sinceramente, não sei a diferença desse para o da Fifa, mas acho que é sério (caso contrário não seria tão parecido com o do soldado). Meu chute: o meu gráfico é baseado em toques na bola, enquanto o da Fifa é baseado em presença no campo. No caso do Fred, essa informação da Fifa não parece muito útil, dado que ele participa pouco.

    Btw, o negócio da Fifa tá dando nota 8.88 para o Fred...

    ResponderExcluir