segunda-feira, 28 de julho de 2014

O paradoxo do suco


Minha esposa (que também é economista) levantou uma questão interessante. Para fazer um copo de suco de laranja são necessárias entre 3 e 4 laranjas. Mas para fazer um copo de suco de limão precisa-se de apenas um limão. O resto é água, mais um pouco de açúcar ou adoçante. Ou seja, custa mais fazer suco de laranja. Então por que cargas d'água vários restaurantes cobram o mesmo preço para ambos? Em geral, há apenas uma entrada nos cardápios dizendo "sucos", com um único preço.

Pensamos na seguinte história, que tem a ver com custo de menu (e aqui é menu mesmo). Mas não como nos modelos novo-keynesianos, em que há um custo de imprimir um novo catálogo, fazendo com que os preços fiquem parados mesmo na ocorrência de choques (pequenos). Nesse caso, o custo é o de incluir múltiplas linhas no cardápio.

E não é apenas o custo direto de ter páginas adicionais. Imagino que um cardápio muito longo seja confuso e dificulte a vida do estabelecimento em comunicar o principal: informações sobre a comida. Afinal, é a comida que diferencia um restaurante dos outros, e não o suco.

Para essa história fazer sentido, é preciso que o custo de produzir e entregar o produto seja parecido para os sucos de laranja e limão (isso é análogo ao caso dos modelos novo-keynesianos, em que os choques precisam ser pequenos para que o preço permaneça rígido). Em outras palavras, o custo da fruta tem que ser um fator pouco importante em comparação a outros custos como mão de obra, remuneração do capital, energia, aluguel etc. 

***

Outra coisa meio esquisita nesse caso. Água é mais barata que suco em restaurantes. Mas se você pedir limão espremido junto com água, em geral não há acréscimo no preço. Em alguns casos, a quantidade de limão espremido é substancial. Peça, ainda, um pouco de açúcar ou adoçante (que também não têm cobrança extra) e pronto: você tem uma limonada pelo preço da água.

17 comentários:

  1. Um economista coçando o saco, pra variar!

    Suco de limão =/= limonada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se o economista coçando saco sou eu, você, ou ambos. De qualquer forma, não sei a diferença entre suco de limão e limonada.

      Acho que vc está falando de limonada suíça, que precisa ir para o liquidificador (e portanto não pode ser "produzida" pelo consumidor misturando limão espremido, água e açúcar).

      Excluir
  2. gostei !
    acho que é isso mesmo que vc disse: a parte da fruta é um nadinha do custo total e muitas linhas é custoso e pode emputecer o cliente

    ResponderExcluir
  3. Mauro, é muito bom quando você volta aos tempos do Sob a Lupa

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o anônimo logo acima! Sob a Lupa é divertidíssimo e este post também.

    ResponderExcluir
  5. Mauro, sinceramente, um dos seus textos mais fracos aqui no blog. Faltou verificar que o custo da laranja é inferior ao do limão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não importa que seja inferior gênio. Basta que seja diferente na quantidade necessária da fruta pra produzir a unidade usada na venda (copo). O que é inteiramente verdade.

      O equívoco mais a crítica invejosa tornam seu comentário inteiramente cretino.

      Excluir
    2. Achei que isso fosse óbvio. Pense que 1 limão é mais ou menos metade de uma laranja. Ou seja, para sua crítica valer, o quilo do limão tem que ser umas 5 vezes mais caro (pelo menos) que o quilo da laranja, pois são necessárias entre 3 e 4 laranjas para produzir um copo de suco.

      Excluir
  6. Não sei não, mas pra fazer uma boa limonada tb precisa de 3 ou 4 limoes. A diferença é que limão é menor e tem menos sumo. Mas um só é muito pouco. A limonada fica aguada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que essa é quantidade de limão para fazer 1 litro de suco. Minha conta é para 1 copo de suco.

      Excluir
  7. Conheço uns mãos-de-vaca que nunca mais tomarão limonada ou suco de limão em restaurantes e só farão limonada em casa...

    ResponderExcluir
  8. A famosa ciência diletante. Quanto tempo eu perdi lendo isso...

    ResponderExcluir
  9. A questão informacional pode ser muito relevante. Se existirem páginas e páginas de menu no restaurante (onde você foi devido à comida), pode encher o cliente. Mas, e se o estabelecimento for especializado em sucos? Aí valeria a pena fazer esta discriminação. E eles fazem!!!!
    Por fim, se você pedir o suco de limão ou limão espremido (e ele vier), não peça água, peça vodka, H2OH de limão e misture os três (fica ótimo)!

    ResponderExcluir
  10. Pensei exatamente o que o anônimo acima falou sobre as lanchonetes especializadas em suco.

    Gostei do texto. Mas pior do que o custo dos sucos serem iguais, é o custo altíssimo de se pedir um suco em qualquer lugar! Puta roubo!!

    ResponderExcluir