quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Alckmin, o homem do povo?


O PT tende a ser mais forte entre os pobres e pouco escolarizados, e não o PSDB. Mas a última pesquisa do Ibope para o governo do Estado de São Paulo mostra um fato peculiar: Alckmin lidera (apesar de ter perdido terreno), e essa liderança é particularmente larga entre os eleitores com menos instrução:
No eleitorado mais escolarizado, com ensino superior, a vantagem de Alckmin sobre Skaf é de apenas 10 pontos: 44% a 34%. Entre os que estudaram até a 4.ª série do ensino fundamental, essa vantagem chega a 37 pontos: 51% a 14%. 
Será que isso tem a ver com informação? Como os demais candidatos são pouco conhecidos, e os menos escolarizados tendem a ser também menos informados, Alckmin levaria vantagem. Imagino que seja difícil capturar a atenção do eleitor, especialmente com uma eleição presidencial acontecendo ao mesmo tempo.

(Isso levanta uma hipótese interessante: será que incumbentes têm vantagem desproporcional em eleições para governador, quando elas ocorrem junto com eleições presidenciais?)

Outra possibilidade é que a amostra é pequena quando quebramos por faixas educacionais. Os erros padrões devem ser gigantescos para a subamostra dos menos escolarizados. De qualquer forma, a diferença a favor de Alckmin é também enorme para esse grupo.

Fonte: estadao.com.br

3 comentários:

  1. É falta de informação. Alckmin começará a cair à medida que Padilha se tornar mais conhecido. O PT ainda leva ampla vantagens nos setores menos favorecidos. O problema do partido é que a proporção de menos favorecidos encolheu nos últimos anos...

    ResponderExcluir
  2. http://www.valor.com.br/eleicoes2014/3680402/dilma-tenta-blindar-grotoes-contra-marina


    Dilmex ganha de levada em municipio pequeno/pobre.

    Faz sentido essa histórinha.

    ResponderExcluir