segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Crowdsourcing: aplicativos que usam as massas para melhorar as cidades

Ao contrário dos unicórnios, que permanecem incógnitos, carros estacionados em lugares proibidos são visões comuns nos centros urbanos do país. 


Uma iniciativa de uma empresa Canadense promete dificultar a vida desses malandros. A SpotSquad criou um aplicativo que permite ao usuário, com uma simples foto do telefone, reportar o veículo ilegalmente estacionado. O programa ainda está em fase piloto na cidade de Winnipeg, mas os proprietários sonham grande: pretendem adotar um modelo de negócios no qual um percentual das multas é pago para a empresa e então dividido com os usuários de acordo com sua "produtividade". O aplicativo terá características de jogo à la Waze -- com "badges" de ranking dos usuários.


A regulamentação do uso de um aplicativo desses representaria uma brutal descentralização da atividade de "law enforcement".

Outros applicativos que usam as "massas"
A ideia de usar a "sabedoria das massas" para melhorar produtos e serviços já conhecida dos usuários do Wazer -- o aplicativo que ajuda seus usuários a "bater" o tráfego das cidades. A ideia começa a ser usada em outros contextos. Abaixo alguns exemplos:

1. Boston Citizens Connect
Aplicativo da prefeitura de Boston (EUA) que permite aos usuários informarem de "defeitos" nos espaços públicos -- buracos, pichações, luzes quebradas, placas de sinalização quebradas etc. O "status" da ocorrência é atualizado quando a prefeitura "fixa" o problema. É possível ver um mapa das ocorrências abertas.



2. "Crime Watch" e "Maps do Crime"
A polícia do Reino Unido reúne em seu site uma lista de aplicativos para smartphones que permitem aos usuários não apenas interagir diretamente com as forças policiais operando em sua área de residência como uma série de aplicativos que permitem acesso aos dados oficiais de crime na área. Isso mesmo: dados oficiais (exemplo abaixo é da cidade de Surrey).



3. Walkonomics
Aplicativo que, com a ajuda dos usuários, cria um sistema de avaliação (rating) das ruas em várias dimensões: (1) facilidade em cruzar a rua, (2) qualidade do asfalto/calçadas, (3) medo de crime, (4) beleza, (5) diversão, (5) o quão "enladeirada" são as ruas...Já amplamente utilizado em Nova York, Londres e São Francisco.




Enquanto isso em Gotham City...
Por enquanto esses tipos de aplicativos parecem uma realidade distante no Brasil. A julgar pelas últimas notícias, todavia, não seria de todo estranho apps do governo federal para simpatizantes do governo reportarem seus críticos ("mordaçonomics")...


3 comentários:

  1. Já pensei inúmeras vezes sobre esse tipo de uso da tecnologia, mas me deparo em questões além das imediatas, como por exemplo: dificuldade em filtrar as imagens reais das montagens e além disso, seria essa uma medida corretiva imediata, ou estaríamos assumindo o trabalho de outra autoridade?

    ResponderExcluir
  2. No Br existe pelo menos esse aqui, embora não oficial.
    Mas pelo menos as pessoas podem se preparar melhor, ainda que o poder público não faça uso dessa tecnologia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de falar qual era "esse"!
      Chama Onde Fui Roubado

      Excluir