quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Rio Grande do Sul e reeleição: um case mundial


O Rio Grande do Sul já faz por merecer se transformar em objeto de estudo de cientistas políticos brasileiros e estrangeiros.

Lá, ao contrário do que ocorre no resto do mundo, ser candidato à reeleição é uma desvantagem. Ninguém conseguiu se reeleger governador no Rio Grande do Sul até hoje.

A regra, ao que parece, será confirmada nesta eleição. Ana Amélia, candidata do PP, caminha para retirar Tarso Genro do Palácio Piratini, sede do governo estadual.

Tudo bem. Sem contar 2014, foram apenas 4 insucessos de candidatos incumbentes. É pouco para construir um padrão estatístico. Mas é suficiente para despertar curiosidade intelectual e até acadêmica. Principalmente se olharmos o que ocorreu na eleição presidencial e em todos os demais estados do país desde 1998, primeira eleição que aceitou a reeleição para o executivo.

Há alguma explicação para o fenômeno gaúcho? Terá fundamentos históricos ou sociais? Será decorrência do elevado grau de polítização que, supostamente, existe no RGS? Ou tem a ver com a precariedade fiscal do estado?

Talvez seja algo no mate do chimarrão.

5 comentários:

  1. dois fatores: o PIB gaúcho, estagnado há tempos por conta do modelo agropecuária intensivo, e a dívida monstruosa do governo estadual, da mesma forma que a prefeitura de SP

    ResponderExcluir
  2. Olha, tem a mais a ver com o fato da excessiva polarização que existe no RS. Aqui sempre existem dois lado beligerantes o tempo todo, dai junta a precária situação fiscal e os governos pouco criativos das ultimas décadas, é normal que seja mais fácil ser oposição, sem compromisso nenhum com administrar, do que governo. Por isso a alternância.

    ResponderExcluir
  3. É porque somos os mais politizados. Os mais educados. Os mais aguerridos. Enfim os melhores! #rsmelhoremtudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei. Parece paulista se vangloriando de morar "no estado mais rico" ou carioca falando que mora "na cidade mais linda".

      Pagam os mesmos impostos e vivem sob as mesma estrutura institucional . Ou seja: é tudo parte de uma grandissíssima bosta chamada Brasil. Mas claro: tem sempre um estado/uma cidade com alguma coisa mais desgracenta nesse país para a gente se vanglorias...

      Excluir