sexta-feira, 14 de março de 2014

A pobreza do mercado de aviação brasileiro

Ninguém se surpreenderá com a afirmação de que as passagens aéreas domésticas são caras no Brasil. Elas são mesmo. Um indicador que dá uma ideia apurada do quão relativamente cara elas são é o preço médio das passagens aéreas por kilômetro voado. Os valores para Brasil e EUA são aproximadamente os seguintes:

Brasil: R$ 0,37  (Fonte: ANAC)
EUA: R$ 0,24  (Fonte: Airlines for America)

Qual a explicação para essa diferença de mais de 50%? Nada muito diferente do que explica virtualmente tudo ser 2/3 vezes mais caro aqui no Brasil em relação a EUA/Europa: barreiras à concorrência (invariavelmente criadas pelo governo, como por exemplo a que proíbe a entrada de estrangeiros no setor aéreo), tributos pesados, insumos caros e um ambiente rígido e burocrático de negócios... 

Pobreza e Riqueza Aérea
Para ter uma ideia de como a interação dessas coisas afeta o funcionamento e a densidade de um mercado, dêem uma olhada nas imagens abaixo por favor. Elas foram tiradas do site Flightradar24*. Elas mostram, em tempo real, todos os vôos operando em uma dada região. As imagens abaixo mostram os vôos ontem à tarde (horário de Brasília) em três regiões: América do Sul, Estados Unidos e Europa. 

América do Sul


EUA

Europa

* Thanks Fernando Botelho for the hat tip. 

9 comentários:

  1. Me chamou a atenção esse apagão aéreo na Ucrânia. Seria legal comparar com alguns meses atrás, para ver os efeitos da pseudo-guerra. Falando em Botelho, porque ele não escreve aqui? Ou seria ele o verdadeiro X? Afinal, sabemos que com o filho ele só fala em inglês.

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  2. A comparação não é justa. O mercado americano é gigante se comparado ao brasileiro. Ademais, o desenvolvimento econômico é espalhado por todo o território nacional, enquanto no Brasil a grande maioria dos voos corporativos ficam restritos à ponte Rio-SP. Atente para o fato de que as empresas americanas apresentam elevada rentabilidade, enquanto as brasileiras, mesmo com todo o esforço que fazem para aumentar a receita, penam (vide o resultado desastroso da TAM em 2012, após a correção dos erros recém descobertos). Isso porque o custo para as empresas brasileiras é muito maior. O preço do querosene de aviação neste país é um absurdo. Por quê? 1) a Petrobras cobra caro das cia aéreas. Em parte porque o poder de barganha delas é pequeno, e também porque a estatal precisa compensar de alguma maneira o controle de preços ao consumidor de gasolina; 2) Impostos sem comparação com o resto do mundo. Noto que quase 50% do custo total de uma cia aérea brasileira é com combustível. Por fim, vale citar que nos EUA proliferam as cia low cost. Aqui no Brasil, ainda é considerado um absurdo cobrar pela alimentação a bordo. O passageiro brasileiro ainda prioriza um nível de conforto com o qual as cia não tem mais condições de arcar. Isso é uma questão bastante relevante na hora de comparar as tarifas.

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    1. tem efeito escala tambem ajudando a fazer a coisa mais barata por lá
      isso por conta dos custos fixos elevados

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  3. Sérgio, é verdade que a diferença de preço pode explicar uma parcela da diferença entre o tamanho do mercado brasileiro de aviação em relação ao americano e ao europeu.

    Mas eu acho que a maior diferença vem de: (1) diferencial de renda per capita (renda per capita é 20% do eua), diferencial de mercado (pib brasileiro é 10% dos eua) , (3) do diferencial de densidade demográfica, pois o brasil tem uma densidade demográfica muito concentrada no leste e sudeste.

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  4. Economista X é claramente uma colega. Afinal, se fosse homem, seria Economista Y.

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  5. A little bit off-topic:

    Bubbles in Canada.

    http://www.fedeablogs.net/economia/?p=36041

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  6. Na verdade como o custo-Brasil eleva tudo em + 2/3, fiquei até um pouco surpreso pelo fato das passagens aéreas custarem "apenas" +50%...
    Tem a valorização do Real sobre o Dólar embutida aí.

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