quarta-feira, 5 de março de 2014

O Velho e o Seguro

Velho: mas eu paguei anos de seguro de vida, cheguei aqui aos 60 anos vivo e os caras não me dão um desconto para eu renovar!?

Economista X: e por que você acha que isso faria sentido?

Velho: ora, seu neoclássico nojento, porque eles lucraram muito comigo todos esses anos!

Economista X: sim, mas mesmo que você tenha vivido, outros morreram antes do tempo médio de vida do conjunto de segurados. Se o seguro der desconto pra quem vive muito, ele tem prejuízo, dado que outros contribuem alguns anos apenas e logo morrem. Você, que não usou, financiou as famílias dos que morreram. Mas pense, poderia ter sido diferente....voce poderia ter morrido quando foi atrás daquele peixe

O velho se emociona

Velho: oh, oh, pelo menos me sinto aliviado, moralmente quero dizer, senhor X.

Economista X: e que vai fazer agora?

Velho: volto para o mar, mas sem seguro.

4 comentários:

  1. Posso estar cometendo algum erro teórico crasso, mas tenho a tendência a pensar em seguro como algo similar à previdência.
    Pelo menos no caso do seguro-saúde, faria sentido forçar algum desconto para quem se torna "fiel" conforme a idade avança. Você não usou o plano quando era jovem e pagou e quando mais precisa, é forçado a fazer um downgrade ou mesmo abrir mão dele...
    Lógico, desde que você tenha entrado no barco desde cedo, do mesmo modo que a previdência (teoricamente) funciona.

    ResponderExcluir
  2. Seguro de vida é o oposto de previdência. Em um você recebe se morre. No outro, se vive.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Tem um amigo meu que tinha um gol preto no tempo da faculdade e não pagava seguro até que um dia bateram no carro dele.

    Depois desse evento ele fez seguro do carro.

    Hoje ele é um grande economista e também entende mais de seguros.

    ResponderExcluir