sexta-feira, 21 de março de 2014

Nakano no Valor (atrasado)

Num artigo no Valor nessa Terça, o Nakano disse que alta de juro não serve para reduzir a inflação.

Não entendi direito. E falou que a desinflação de 2005 não foi causada pelo Bevilacqua, mas sim pelo câmbio que apreciava. Entendi só em parte.

Bom, se a Selic fosse amanhã de 11% pra 18%, mesmo com esse fiscal vagabundo tenho certeza que a inflação cairia. Sim, ia ter uma recessão junto provavelmente, mas a inflação iria cair, Nakano.

Segundo: é verdade que a apreciação cambial nos primeiros anos do Lula ajudou bem na inflação, mas daí não dá pra concluir que a inflação seria a que foi (e nem perto) se o piloto fosse outro. Inflação e câmbio são endógenos ao piloto, Senhor Nakano. Imagine o Tombini lá, em 2005, como manda-chuva e a inflação caindo por conta do câmbio -- indo para 3%!! Ele seguramente não iria ficar de braços cruzados em vista disso....o contrafactual mais razoável é que esse BC contrafactual mais heterodoxo iria lutar, e muito, para impedir que a inflação caísse abaixo da meta deles, de 5,5%, possivelmente derrubando fortemente a taxa de juro e, consequentemente, freando a apreciação cambial.

É endógeno, Nakano.

7 comentários:

  1. é, o artigo dele foi meio ruinzinho mesmo.
    abs
    sgold

    ResponderExcluir
  2. Por um momento, li NakanE e me assustei.

    ResponderExcluir
  3. A DIFERENÇA ENTRE NAKANo e NAKANe é grande

    ResponderExcluir
  4. Essa queda da inflação para 3% quase custou o emprego do piloto. Os críticos, hoje pilotando ou co-pilotando, disseram que foi barbeiragem, foi excesso de juros na condução do bonde. Mas se foi excesso de juros como é que esses mesmos caras dizem que os juros não servem para controlar a inflação? Esse é um exemplo das idiossincrasias heterodoxas brasilianas.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir