segunda-feira, 31 de março de 2014

Case study event quase perfeito

Num dia as pessoas achavam que a avaliação positiva da Dilma era X
Ai sai o IBOPE com uma novidade, uma surpresa: eh menor que X!!
As ações na bolsa-- na janela de um dia para o outro -- sobem bem, incluindo a Petro, e a moeda se fortalece. Nessa janela de tempo, quase todo resto está basicamente constante, é de fato uma identificação estatística quase perfeita: um choque de noticia exógeno mapeando certinho na oscilação de preço de ativos. Dá um belo paper.

8 comentários:

  1. Identificação narrativa com dados do Ibope hahaahah genial! Pena na que os efeitos devem ser de curtíssimo prazo, né. E também não sei até quanto tempo isso acontecerá, pois suponho que o mercado vá precificar essa possibilidade no próximo ibope, de modo que o efeito será pequeno daqui em diante.

    ResponderExcluir
  2. A opção de compra, embutida nos preços do mercado em geral, ganhou valor agora, pois o (1-Dilma) aumentou. Mas tem um teta negativo alto, pois a Dilma caiu pouco e o resto ainda está fraco.

    ResponderExcluir
  3. Eu achei incrível que pessoal não fez uma pesquisa de opinião privada de R$50 mil e se antecipou ao mercado. Acho que o case será mais interessante se testar hipótese de mercado perfeito, analisando quem se antecipou ao anúncio e vendeu papéis de estatais. Concordo com meus irmãos anônimos que não deveremos observar mais oscilações grandes no futuro - salvo novo fato, como a aprovação de uma CPI.

    ResponderExcluir
  4. faltou o deseinho da capa da veja no post...

    ResponderExcluir
  5. E o outflow de capital da russia nao entra nesse movimento?

    ResponderExcluir
  6. Em tempos mais fanfarrões já teria saído alguma declaração do governo dizendo que a bolsa subiu por causa do discurso austero dizendo que a queda da nota do Brasil foi infundada.

    ResponderExcluir
  7. A pesquisa tinha vazado há uma semana atrás, tanto que os preços de petro já subiram forte à época

    ResponderExcluir