Tenho ouvido muito sobre votar útil na Marina Silva. Pessoas que votariam no Aécio, mas estão pensando em mudar de voto estrategicamente, objetivando a não-eleição da Dilma.
* Errado: tá errado dizer "vou votar na Marina para aumentar a chance de 2o turno". Se aumentar a chance de 2o turno for seu objetivo, é irrelevante vc votar no Aécio ou na Marina.
* Certo: tá certo dizer "vou votar na Marina porque acho que ela tem mais chance contra a Dilma num segundo turno". Aí tudo bem, faz sentido.
Mas um governo Marina seria melhor que um Dilma? Ainda preciso ser convencido disso.
Giannetti e Lara Resende não são uma boa?
ResponderExcluirQue susto! Quase que li Giannazzi...
ExcluirTalvez o grande problema da Marina seria conseguir apoio no Congresso... Ninguém governa sem isso. Querendo ou não a Dilma já tem uma base no Congresso consolidada que permite certa governabilidade. A Marina teria que começar do zero e isso poderia deixar, ao menos nos primeiros anos a política do governo federal (mais) disfuncional...
ResponderExcluirSe ela fundar o REDE, consegue atrair debandada de deputados eleitos por outros partidos porque consegue burlar a legislação de fidelidade partidária já que será um partido recém-lançado.
ExcluirOutro ponto contra é o seguinte: você tem certeza que um governo Dilma com mais (ainda assim questionável pelo argumento acima) governabilidade seria um governo melhor do que o da Marina?
Como meu avô já dizia, ajuda mais quem não atrapalha.
No caso da Dilma, acho que quanto menos governabilidade ela tiver melhor.
ResponderExcluir"Querendo ou não a Dilma já tem uma base no Congresso consolidada que permite certa governabilidade". Só que não. O que dilma vai fazer é aprofundar o arrombamento das contas públicas. Só isso. E trazer os Capilés para tomar conta diretamente do dinheiro público.
ResponderExcluir