quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Top 1%


Esse tema sobre desigualdade é meio vasto. Vou comentar um pequeno aspecto dele aqui, que vem da pesquisa do Piketty, Saez e Atkinson (eles têm vários papers, recomendo ler o JEP summer 2013 e pegar mais referencias lá).

A renda dos 1% mais ricos nos EUA saltou de 10% p/ 20% do total em 30 anos. Nos países da Europa, a alta foi MUITO menor, na verdade a historia geral para o Velho continente é de quase estagnação ali na vizinhança de 10%, com Alemanha um pouco acima disso e França um pouco abaixo.

Esse padrão sugere que a historia mais comum, da desigualdade tendo aumentado por conta do skill gap de educação não deve ser completa. Por que? Porque tecnologias de informação novas tomaram de assalto todos países. Mas claro que a oferta de boa educação pode ter andado (como aparentemente andou mesmo) mais de lado nos EUA. Isso explicaria parte do aumento da desigualdade nos EUA em relação a outros países: lá a educação melhorou menos nas últimas três décadas.

Há também uma forte associação negativa entre corte de impostos para os mais ricos e aumento de desigualdade. Fortíssima, aliás: os EUA derrubaram o top income tax em 50% desde 1960; na Europa essa redução raramente passou de 10% no período. ATENÇÃO: estamos falando aqui de aumento de desigualdade de renda pré-taxação ; é essa variável que tem forte correlação negativa com corte de impostos para os mais ricos (a correlação com a renda pós-taxação é óbvia!).

Possíveis canais: (i) menos imposto afeta incentivos a trabalhar, ser criativo, etc, e aí a renda sobe (essa é a história que os neoclássicos chapa-branca, conservadores, republicanos gostam); (ii) menos imposto afeta incentivo dos top earners a entrar mais pesado na barganha salarial num modelo não-walrasiano a la Pissaridis, onde há um excedente a ser partilhado porque o custo de matching gera uma renda econômica positiva associada a cada posto de trabalho criado. Com taxação marginal muito alta, o top earner não entra pesado na barganha porque não adianta muito pular de renda se o governo te taxa 90% na margem! Mas com menor imposto, esse cara barganha mais pesado.

Muitos dos acadêmicos da área de desigualdade acham que é mais (ii) do que (i), ou seja, é mais redistribuição pró top-earners (e tem tbm o grupo do Joseph S. e cia que acha que a sociedade foi tomada por rent-seekers). Por quê? Pelo seguinte: não se observa maior crescimento do PIB nos países que cortaram mais os impostos dos mais ricos; isso usando um painel de muitos países desde 1960. Para (i) ser o principal, isso precisaria aparecer nos dados, mas não aparece.

Volto ao tema futuramente.

13 comentários:

  1. Carlos,

    Adiciono uma especulação para o crescimento desta desigualdade.

    A tecnologia de informação facilita o acesso ao talento excepcional que é premiado de forma assimétrica, onde os melhores ganham quase tudo. A renda dos músicos, atores, atletas excepcionais teve um crescimento muito maior que a renda média nas últimas décadas decorrente da expansão da comunicação em nível global.

    Acho que este movimento ainda está apenas começando para muitas profissões tais como consultores, programadores de software, médicos, advogados, designers etc. Acho que até ECONOMISTAS!

    Este fenômeno está concentrado nos EUA porque eles são o paraíso mundial dos profissionais excepcionais, enquanto não arrumarem o problema da imigração.

    Estes fenômeno não pode ser visto por cross section entre países, já que um fenômeno decorrente da queda das barreiras decorrentes da localização geográfica.

    O que você acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Celoto, muito engraçado voce me chamar de Carlos...

      Sim, seguramente tem isso na historia ... comento em outro post

      Excluir
    2. kkkkk

      Ficou no aguardo deste próximo post!

      Excluir
  2. Os países são tão diferentes que esse painel não presta. Mais útil seria analisar os estados americanos que cortam imposto de renda estadual.

    ResponderExcluir
  3. Legal o post. No aguardo para o próximo

    ResponderExcluir
  4. Piketty one-trick pony. Trick importante, porém.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. eu tenho uma teoria.
    Culturalmente empresas na Europa/Japao tem maior participacao dos sindicatos no management.
    Assim, sao mais hostis a outsourcing em geral.
    Portanto, a globalizacao teve um impacto mais profundo no USA do que nos outros paises da OECD.
    Empresas americanas - em grau mais elevado que na Europa e Japao - partiram para uma especializacao maior, focando na geracao de conceitos e ideias (design, software etc) e outsourcing o CAPEX, a producao, a poluicao, os problemas trabalhistas, para outros paises, especificamente e principalmente a China.
    Olhe o value-added de um produto, e a maior fatia esta na invencao/design/marketing. Exemplo classico que todo mundo lembra e' a Apple.
    Mas nao so a Apple. Ha uns anos atras o WSJ fez um bom artigo sobre isso onde mostrava a divisao de receita de um produto bem low-tech: botas da Timberland, feitas na china.
    O par custava tipo U$ 54. Sendo que $.01 era sales tax, e $49.99 era o tag price.
    Ai a parcela da receita que ia para a empresa (que desenhou o produto), os varejistas, distribuidores, e agencias de propaganda, tudo isso no territorio americano, era (nao lembro direito) algo na casa de $40.
    Os chineses ficavam com quase toda os problemas de producao em troca de $9.
    Bem, assim podemos justificar varios dos "misterios" que vemos hoje:
    - pq o CAPEX/GDP no US anda tao baixo ha tanto tempo? pq o CAPEX ocorre na china.
    - pq as margens bruta das grandes empresas do indice S&P estao tao altas e se recusam a cair? pq essas empresas sao muito mais eficientes focando apenas na fatia de high-value-added da cadeia produtiva
    - pq a fatia de corporate profits e labor compensation nas contas nacionais divergiram tanto? Pelo mesmo motivo obviamente. Que por sua vez explica a concentracao de renda
    Outra coisa e' que no USA a renda "ordinaria" e' tributada muito mais pesadamente do que long term capital gains e dividendos.
    Mesmo se vc olhar a renda pre-tax, o fato e' que num ambiente de low tax o tamanho do bolo aumenta muito mais rapido gerando mais renda bruta no ano seguinte, isso se compoe ao longo dos anos criando uma divergencia entre um low tax e high tax jurisdiction que nao seria capturado olhando estatistica pre-tax: no USA parte muito maior da renda dos ricos vem do estoque de capital financeiro acumulado pelo individuo, diferentemente da europa/Japao.

    Noutras palavras a globalizacao explica, para mim, o grosso da concentracao de renda com o resto sendo explicado pelas hipoteses tradicionais mencionadas.
    Como a globalizacao foi, bem, global, pq ela nao traria a mesma consequencia para todos os paises? Como expliquei acima, diferencas culturais/regulatorias tornam Europa/Japao muito mais resistentes a se aproveitarem dela do que os EUA, e' o mesmo fenomeno para todos mas os americanos foram mais fundo.

    Falei alguma besteira?

    ResponderExcluir
  6. sempre que começam com "eu tenho uma teoria" pode esperar que vem....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tenho uma teoria: sempre que começam com "eu tenho uma teoria" pode esperar que vem bobagem.

      e aí? o que vcs concluem disso?

      Excluir
    2. a primeira conclusao e' que voce e' um completo imbecil.
      Parabens.

      Excluir
    3. Sem apontar o problema, chamar alguém de imbecil é totalmente inútil, pois ninguém aprende nada.

      Excluir
    4. Idealmente os anonimos das 13:42 e 18:02 aprenderiam que chamar um argumento de bobagem sem explicar porque discordam e' tambem totalmente inutil e contraproducente.

      Excluir