sexta-feira, 28 de março de 2014

O Lula vai voltar?

A Dilma caiu forte nas pesquisas.
Tá faltando água aqui em casa -- deve ser culpa dela...
A inflação que o Banco Central projeta pra esse ano está acima de 6%; em setembro ela vai perto de 6,5% acumulada em 12 meses.
Os alimentos estão encarecendo.
Fomos rebaixados pela S&P.
Pode faltar luz e aí a produção desaba -- e quem não comprou ingresso pode ter que ouvir no radinho.
O Messi tá jogando muito!
A coisa na Petrobrás está fedendo a "podrenga", como diz meu sobrinho.

Eu vinha pensando em tudo isso quando li nos jornais hoje que o Lula vai voltar.

13 comentários:

  1. Estamos phodidos...com ph mesmo. Serão mais 8 anos de ptismo...the horror!!!!

    ResponderExcluir
  2. Dudu,

    Pensando que o PT deve ganhar as eleições (mantendo essa condição constante), não seria melhor o Lula-Meirelles (ou outro economista que tenha a confiança do mercado e volte com políticas mais ortodoxas) voltar do que termos mais quatro anos de Dilma-Mantega com sua política heterodoxa esquizofrênica?

    O importante é não deixar a heterodoxia ser o mainstream das políticas públicas no Brasil e voltar com políticas mais ortodoxas, o PT pode fazer isso sem perder sua base eleitoral (isso é, sem virar "capitalista malvado que quer dar dinheiro para banqueiro"):

    - acabar com essa política do BC e torná-lo cada vez mais autônomo (o combate a inflação é importante e vale lembrar que ela atinge mais os mais pobres);

    - parar de usar a Petrobrás como instrumento de política anti-inflacionária;

    - combater desigualdade através de transferência de renda (Bolsa Família, que podia evoluir para imposto de renda negativo ou para "renda mínima" - todas as ideias com um toque à la Chicago - e que no Brasil são "de esquerda" haha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A inflação não parece estar atingindo mais intensivamente os mais pobres, pelo menos à luz dos dados disponíveis. O salário real está crescendo (a rigor, o salário médio real está crescendo e o salário mínimo real está crescendo).

      Ademais, se pegarmos publicação recente do IPEA, a renda real dos mais pobres é a que mais se eleva no Brasil nos últimos anos (subindo na distribuição de renda, decil a decil, os ganhos dos mais pobres superam os ganhos dos mais ricos).

      Ou seja, a inflação atual é reflexo imediato de redistribuição de renda!

      Portanto, se você quer reclamar da inflação, pode reclamar, tens todo o direito, mas não venha com o argumento de que isso está penalizando os mais pobres porque isso não é verdade na realidade da economia brasileira atual. Tente outra vez...

      Forte abraço,

      Djow X

      Excluir
    2. Man, não fale tanta asneira num post só.

      1) O problema da inflação afetar os mais pobres de modo mais intenso não muda se a renda dos mais pobres cresce a taxas maiores do que a dos mais ricos. O que os ferra é não ter acesso à ativos para se prevenirem da inflação. Taxa de crescimento não afeta isso! Ou seja, muda muito pouco se os salários estão crescendo mais e menos entre as "classes" de renda. Até que os pobres tenham acesso à mercados financeiros, pouca coisa muda. Eles serão mais afetados pois colocarão dinheiro embaixo do colchão e quanto maior a taxa de inflação, mais eles se ferram. O rico, no pior cenário, compra um titulo indexado e pronto. Não confunda alhos com bugalhos!

      2) Inflação reflexo de redistribuição? Does that make any sense? Inflação, num contexto agregado, deve ser considerada no âmbito de equilíbrio geral. Se há "redistribuição", pq diabos haveria inflação nos preços agregados?
      "Pq o pobre poupa menos, então há um aumento na demanda". Sei... mas há tanto tempo? Se fosse um choque ok, embora eu ainda me sinta cético, mas algo que já perdura há tanto tempo...
      E, importante, quando a renda dos mais pobres cresceu a velocidades maiores em anos anteriores, a inflação não esteve tão alta.

      Enfim, cuidado com inferencias precipitadas. Os dados dizem muita coisa, mas as conclusões podem ser muito incoerentes com o modo de se pensar dentro da ciencia economica.

      Excluir
  3. Volta nada, não tem mais saúde pra isso.

    ResponderExcluir
  4. CESG, ele vai voltar só depois que a CPI moer bastante a Dilma. Ele não é louco a ponto de assumir uma pré-candidatura agora, entretanto, em junho/julho, ele será "chamado a defender o seu legado" do "golpe branco da oposição". Quem viver, verá...

    ResponderExcluir
  5. Só quem não conhece essas pessoas de perto pode cair na ingenuidade de acreditar que o Lula não voltará.

    Esse SEMPRE foi o plano. Qualquer um com acesso aos alto comissariado (conheço pessoalmente meia dúzia deles) sabe que a estratégia sempre foi a de colocar alguém que fosse politicamente fácil de "fritar" para então abrir as portas para o retorno do Lula. Com ele, há garantia de mais 8 anos de poder. Com a Dilma é uma loteria (que pode dar 4, 8 ou 12 anos, com probabilidade monoticamente decrescente no número de anos).

    É verdade que sua saúde hoje já não é a mesma de 2000 -- tirando talvez os bebês, pra quem isso não é verdade? Mas o Lula não hesitará em encarar esse ônus se isso for o que garantirá a continuidade deles no poder.

    ResponderExcluir
  6. o Lula é aquele cara que indicou o Furtado para o nobel de economia em 2003?

    ResponderExcluir
  7. Dilma +4, Lula +8, ou simplesmente Lula +8, daria 20 ou 24 anos de PT no poder, sem considerar que a chance do molusco conseguir emplacar outro sucessor não é pequena...
    Quero ver continuar com o discurso de culpar o antecessor...
    Cenário horrendo, Mantega se perpetuando igual à Rainha da Inglaterra...
    Próximos programas: meu Golzinho, minha vida; cotas na lista da Forbes
    Saúde? Vaso ruim não quebra, vide o saudoso Salim.

    ResponderExcluir