sexta-feira, 7 de março de 2014

O PT e o Plano Real


Abaixo uma série de frases de PTistas ilustres sobre o Plano Real na época de seu lançamento, 20 anos atrás -- para complementar os posts abaixo do Fábio Kanczuk e do Mauro Rodrigues. As frases foram publicadas originalmente no blog SelvaBrasilis.
***

Lula:
“Esse plano de estabilização não tem nenhuma novidade em relação aos anteriores. Suas medidas refletem as orientações do FMI (…) O fato é que os trabalhadores terão perdas salariais de no mínimo 30%. Ainda não há clima, hoje, para uma greve geral, mas, quando os trabalhadores perceberem que estão perdendo com o plano, aí sim haverá condições” (O Estado de S. Paulo, 5.1.1994)
Guido Mantega:
“Existem alternativas mais eficientes de combate à inflação (…) É fácil perceber por que essa estratégia neoliberal de controle da inflação, além de ser burra e ineficiente, é socialmente perversa” (Folha de S. Paulo, 16. 8.1994).
Marco Aurélio Garcia:
“O Plano Real é como um “relógio Rolex, destes que se compra no Paraguai e têm corda para um dia só (…) a corda poderá durar até o dia 3 de outubro, data do primeiro turno das eleições, ou talvez, se houver segundo turno, até novembro” (O Estado de S. Paulo, 7.7.1994).
Gilberto Carvalho:
“Não é possível que os brasileiros se deixem enganar por esse golpe viciado que as elites aplicam, na forma de um novo plano econômico” (“O Milagre do Real”, de Neuto Fausto de Conto).
Aloizio Mercadante:
“O Plano Real não vai superar a crise do país (…) O PT não aderiu ao plano por profundas discordâncias com a concepção neoliberal que o inspira” (“O Milagre do Real”, de Neuto Fausto de Conto)
Vicentinho:
“O Plano Real só traz mais arrocho salarial e desemprego” (“O Milagre do Real”, ibid.).
Maria da Conceição Tavares:
“O plano real foi feito para os que têm a riqueza do País, especialmente o sistema financeiro” (Jornal da Tarde, 2.3.1994).
Paul Singer:
“Haverá inflação em reais, mesmo que o equilíbrio fiscal esteja assegurado, simplesmente porque as disputas distributivas entre setores empresariais, basicamente sobre juros embutidos em preços pagos a prazo, transmitirão pressões inflacionárias da moeda velha à nova” (Jornal do Brasil, 11.3.1994).
“O Plano Real é um arrocho salarial imenso, uma perda sensível do poder aquisitivo de quem vive do próprio trabalho” (Folha de S.Paulo, 24.7.1994).
Gilberto Dimenstein:
“O Plano Real não passa de um remendo” (Folha de S.Paulo, 31. 7.1994).

19 comentários:

  1. Tem um aspecto assustador na frase do Paul Singer, no texto do Mantega, e em geral nesse pessoal que associa conflito distributivo e concentração de mercado a inflação: uma confusão enorme entre nível de preços e taxa de inflação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ia dizer a mesma coisa!

      Excluir
    2. Toda a explicação heterodoxa para inflação se baseia em confusão ou entre nível de preços/inflação ou entre preços relativos/nível de preços

      Excluir
    3. O assustador é que essas pessoas estão hoje guiando o Brasil.

      Excluir
    4. Mauro Rodrigues: "Podemos dizer que um dos fatores que elevam a inflação seria a escassez de determinados produtos? Em outras palavras, o mercado sofre um "arrocho", retém mercadorias e serviços. Daí, a inflação? Oscilene Souza F.

      Excluir
    5. Não. Isso afeta o nível de preços. Pode gerar uma inflação de curto prazo, à medida que o nível de preços se ajusta para o patamar novo. Mas no longo prazo, isso não afeta a inflação.

      Lembre-se: inflação é a taxa de variação do nível de preços. Vc precisa que a escassez aumente sem parar para que haja impacto na inflação de longo prazo.

      O mesmo vale para explicações que passam por oligopólio (causando inflação) e abertura comercial (diminuindo inflação), que circulam por aí.

      Excluir
  2. O PT é uma maldição em nosso país.

    ResponderExcluir
  3. Mauro, embora a frase dos dois seja torta por natureza, conflito distributivo pode explicar inflação, desde que você esteja pensando num jogo com barganha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, mas tem que passar por um canal fiscal, certo? Não é isso que essa galera tem na cabeça.

      Note que o Mantega está defendendo cortar impostos em determinados setores para derrubar preços. Isso afeta o nível de preços e não a taxa de inflação. Na verdade, isso tende a elevar a inflação de longo prazo, dado que reduz a arrecadação de impostos (tudo mais constante) e eleva a necessidade de financiamento via emissão de moeda.

      Excluir
  4. Hoje falta gente pra meter a boca como eles faziam, mas é tanta cagada desses petistas que até faltaria gente pra tanta crítica...

    ResponderExcluir
  5. Depois de anunciarem redução na energia elétrica como medida para conter o aumento de preços, eu não tenho mais NENHUMA esperança quanto à política econômica do PT. Na verdade, eu torço pra que todos contraiam uma doença infecto-contagiosa durante uma reunião a portas fechadas e sumam da face da terra.

    PS1: só de pensar em aberrações como essa e a política de preços de combustíveis que esta a quebrar a Petro me da vontade de explodir de raiva.
    PS1.1:Dívida do setor sucro-alcooleiro passa de 10 bi e td pq os FDPs "venderam" a ideia de que produzir alcool no Brasil era um otimo negócio. Depois de atrairam os investidores, deram-lhes um "rapa" e disseram que o que interessa é o petróleo.

    ResponderExcluir
  6. O Plano Real foi claramente não ortodoxo. Portanto, causa espécie chamá-lo de neoliberal ou algo assim. Trata-se, sem dúvida, ou ignorância sobre a teoria econômica ou desonestidade intelectual. Não sei o q é pior.

    ResponderExcluir
  7. É impressão minha ou também há um equívoco quanto as recomendações do FMI? Até onde eu saiba o FMI não apoiava o plano real da forma que lhe foi apresentado...

    ResponderExcluir
  8. Interessante o poder que o tempo exerce sobre as pessoas. No caso das pessoas envolvidas com o Plano real, o tempo mostrou efetivamente quem foram os sábios e quem foram os tolos nessa história.

    ResponderExcluir
  9. OK os caras erraram grosseiramente... ignorantes, desonestos e tal
    Mas, se pudesse apostaria q muito analista de conjuntura errou junto... Tem links de outros "analistas" menos envolvidos politicamente?
    Abçs!

    ResponderExcluir
  10. E no entanto, o governo do PT adotou o plano Real que está em vigor até hoje...Os petistas parecem sofrer de memória curta...

    ResponderExcluir
  11. No entanto, o grande problema da economia brasileira ainda não foi eliminado, e me assusta como a economia institucional ainda parece ser ignorada neste país. É claro que não será das mãos do PT que estas reformas virão, mas me parece que muitos não percebem que o grande problema da inflação brasileira está na burocracia, que, além de beneficiar grandes empresas e chegados do poder, acaba por fazer com que a economia não possua a dinâmica necessária para se ajustar a períodos de crescimento, ou aquecimento econômico, fazendo com que o efeito preço prevaleça, dada a incapacidade, ou falta de "incentivos", que são um reflexo, para que aumentem investimentos e oferta, contaminando toda a cadeia de custos, gerando mais inflação. Por isso as taxas de juros não conseguem e não irão cair a níveis normais tão cedo.

    ResponderExcluir
  12. "Maria da Conceição Tavares:
    “O plano real foi feito para os que têm a riqueza do País, especialmente o sistema financeiro” (Jornal da Tarde, 2.3.1994)."

    Onde está o problema nessa frase? Ou por acaso os rentistas não se deram bem acima de tudo ao longo dos anos 1990? Dívida pública, taxa de juros...ora ora!!

    ResponderExcluir