terça-feira, 27 de maio de 2014

Privatização dos Presídios



Recebi esse vídeo de uma defensora pública que é radicalmente contra a privatização (via Parcerias Público-Privadas) dos presídios no Brasil. O país está tateando as PPPs de presídios e o debate é quente.

Eu sou a favor, dada a incapacidade mais do que comprovada do Estado brasileiro de dar conta disso sozinho. Mas acho que o vídeo levanta sim alguns pontos relevantes, que devem ser considerados na hora da modelagem das PPPs. Um exemplo é que a assessoria jurídica não pode ficar a cargo do parceiro privado.

No entanto, o que eu achei mais "interessante" no vídeo foi o argumento de que os presídios brasileiros estão da forma que estão (foto acima, por exemplo) simplesmente por uma "estratégia de marketing do governo neoliberal para justificar e viabilizar a mercantilização dos presos via privatização". Aí já é demais né... Aí a conversa que poderia render bons frutos vai pro brejo.


15 comentários:

  1. Se o estado tentasse deliberadamente piorar a qualidade de algum serviço acho que ela acabaria de algum modo melhorando

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana Bruno! Seus post são sempre os melhores. Ao invés de ficar fazendo provação com o "espectro" ideológico oposto ao seu ou tirando sarro de escolas com as quais discorda das ideias, vc trás algo interessante e de alto nível.

    ResponderExcluir
  3. Tinha que ser da FEA mesmo. Rasos.

    ResponderExcluir
  4. E você que é professor e nem propõe uma discussão? Critica e se retira. "Aí a conversa vai pro brejo", né?

    ResponderExcluir
  5. a frase "estratégia de marketing do governo neoliberal para justificar e viabilizar a mercantilização dos presos via privatização" poderia ser jogo dos sete erros: encontre as sete bizarrices da frase a seguir...e o lance é que os comentários de uns acima, de que haveria possibilidade de discutir com um argumento desse, aparentemente são sinceros...

    ResponderExcluir
  6. Eu entendi isso direito? Tem uns caras argumentando que se prende gente para garantir demanda pelos presídios. Ou seja: eles estão preocupados com escassez de bandidos no Brasil.

    Outra coisa que me chamou atenção: quando interessa para o argumento, todo mundo entende de seleção. Em outras palavras, olhar para o resultado dos privados vs públicos não nos diz nada, pois o estado pode estar mandando os "melhores" presos para os privados. Fair.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é muito fair, concordo plenamente.

      Excluir
    2. Não necessariamente com a escassez de bandidos, Mauro. Há também a questão do que seria menos custoso: a entrada de um preso novo ou a saída de um antigo, considerando o tempo que aquele espaço estará vago?
      E aí abre espaço, sim, para os presídios especularem presos.
      Mas, sim, me parece estranha a tese. Quer dizer, que grupo capitalista moderno toparia correr o risco jurídico?

      http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2011/08/17/flagrantes-mostram-roupas-da-zara-sendo-fabricadas-por-escravos.htm

      Excluir
  7. Nem privatizado ele é. No modelo de PPP a administração do presidio é de um ente privado, que pelo seu serviço recebe recursos mensalmente do Estado. Pra muita gente isso é privatizar, mas o dinheiro do Estado continua ali

    ResponderExcluir
  8. O problema mesmo é quando os brasileiros aprendem matemática e acham que tudo se resolve com gerencia de custo. Talvez por esse simplismo que dogmas liberais sempre tiveram forca nesse país.
    O Brasil tem 560 mil presos e esse numero cresce a uma taxa de mais de 10% ao ano. Essa política de mandar todo mundo (rá, só ladrao de galinha e inocente) pra cadeia não resolve nada em termos de seguranca pública. Além disso, o custo de um preso é altíssimo, privado ou não, quem paga a conta do presídio é o Estado (= sociedade). O custo de ter 1 milhao de presos (chegaremos la em poucos anos) nao é só o de pagar guardas e comida. Em 30 anos eles vao bater à porta da seguridade social, ou dos filhos de voces ]:|
    Em vez de investir em presídios seria melhor primeiro reformar a lei para mandar para lá somente quem precisa. Enfim, quem copia os EUA nunca vai ter o prazer de viver a realidade da Holanda, onde presídios se esvaziam. Exemplo, na Holanda o consumo de drogas é muito alto, mas ninguem vai pra cadeia por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre que mandar para a cadeia, concordo com você. Não acho que ladrão de galinha, usuário de droga, etc, tem que ir. Se esses não fossem, a cadeia pública funcionaria direito? Se vc me convencer que sim, mudo de lado! abs

      Excluir
    2. você só repetiu clichês sobre segurança pública que qualquer estudioso mais sérios repudia. "mandar para a cadeia não resolve nada" - quem disse? qquer estudo minimamente sério mostra correlação entre encarceramento e diminuição de criminalidade. "só vai ladrão de galinha" - embora seja inegável que o pobre tenha muito menos chance de se defender, e no emaranhado de artifícios do código penal o rico sempre se safe mais, olhe as estatísticas de presos e verá que o maior percentual de presos refere-se a crimes que envolvam alguma forma de violência. E EUA x Holanda...hum...deixa eu ver...um país é um pouco maior do que o nosso e com 300 milhões de habitantes...o outro é um quarto da área do Estado de SP e um terço da população; é, acho que o exemplo Holandês deve fazer muito sentido para a realidade geo e demográfica brasileira.

      Excluir
    3. Sobre a evidência empírica entre encarceramento e criminalidade, por favor ver os artigos abaixo:

      http://economistax.blogspot.com.br/2014/02/prender-bandido-reduz-criminalidade.html

      http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,menos-achismo-e-mais-evidencia-cientifica-no-debate,1172446,0.htm

      You are welcome!

      Excluir