terça-feira, 27 de maio de 2014

"USP perde posto de melhor da América Latina" -- ou quem é o anão mais alto?

Matéria da Folha sobre ranking da QS de universidades (um que dá um peso relativamente grande para "reputação") diz que USP perdeu o posto de Top 1 na América Latina -- uma espécie de medalha de prata em um torneio de altura entre anões. Ver matéria aqui e ranking abaixo.

Mas veja o que diz a matéria: "A notícia é ruim para a USP, mas não significa que o ensino superior no Brasil esteja pior de maneira generalizada (ufa!). Ao contrário: neste ano, o Brasil tem seis universidades entre as dez melhores universidades da América Latina - o dobro da avaliação". Yay!!!





4 comentários:

  1. Bom, algum valor tem isso. Dentre países com fundamentos semelhantes somos um dos países com as melhores universidades (assumindo que o ranking faz sentido). Então isso diz algo positivo sobre nosso ensino superior sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um saco de esterco também tem valor, pois serve de adubo.

      Excluir
  2. Medir o ensino superior apenas pelo ranking das universidades é uma medida incompleta.

    Num sistema ideal a porcentagem de estudantes que vão para a carreira acadêmica deve ser menor que a porcentagem que segue carreira além da academia. Assim, um ranking adequado do ensino superior deve avaliar a contribuição dos profissionais formados na universidade para o desenvolvimento do de sua profissão no mundo real.

    Levando em conta o sucateamento da indústria brasileira... nem preciso concluir né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que vc falou é muito bonito no mundo das ideias, socialismo é assim também. Mensurar essas contribuição é impossível. A própria mensuração academica já é ruim. Já o sucateamento da indústria brasileira tem muitas causas e acho que o capital humano não é nem a principal delas.

      Excluir