terça-feira, 6 de maio de 2014

Preferências sexuais e desenvolvimento econômico


A revista The Economist publicou em sua última edição uma resenha de um estudo cujos resultados sugerem que o que o padrão de beleza feminina que os homens consideram atrativo pode depender das condições econômicas locais (artigo aqui).

O gráfico abaixo "plota" os dados sobre preferência masculina e saúde:



No estudo (link aqui), os pesquisadores recrutaram online 1.972 homens heterosexuais de 28 países. Mostrava-se aos participantes fotos de mulheres com pequenas alterações que as tornassem mais ou menos femininas. Os resultados (avaliação de cada rosto) foram comparados entre os vários grupos sócio-demográficos de cada país. Eles esperavam achar um padrão de preferência por  "dimorfismo sexual": mulheres preferem os indivíduos mais masculinos e homens preferem as mulheres mais femininas.



Eles encontraram algo diferente: embora os homens de todos os países manifestassem uma preferência por rostos mais femininos, essa preferência era bastante heterogênea. Em lugares onde as condições de saúde eram relativamente precárias (medidas por expectativa de vida, mortalidade infantil etc), a preferência masculina por feminilidade era significativamente mais fraca. Homens do Nepal, Nigéria e da Colômbia, por exemplo, era menos prováveis de preferirem os rostos do espectro mais elevado de feminilidade.

"Enigma"
Esse resultado foi recebido com surpresa -- até por parte dos próprios pesquisadores. Mas abstraindo possíveis efeitos causados por artefatos do experimento (seleção, sequência do "estímulo", instruções não-neutras etc), a explicação que tem sido colocada como plausível é que traços masculinos estariam correlacionados com traços comportamentais (e.g. dominância) que ajudariam na disputa por recursos escassos. Ou seja: quando a farinha é pouca, toda ajuda conta.

Alguma outra explicação? 

8 comentários:

  1. Ou talvez que em países não ocidentais o padrão de beleza vigente por aqui não seja tão hegemônico assim... Acho muita prepotência tentarmos colocar tudo sobre a logica econômica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc Marcelo. Também fiquei muito triste com essa história de colocar lógica econômica em tudo. Quem esses caras pensam que são? Cadê as outras lógicas (biológicas, sociológicas, históricas, filosóficas, cartesianas, booleanas, camdomblenianas, etc, etc)? É muita arrogância mesmo!

      Só porque economia é a ciência das "escolhas em condições de escassez", esses manés acham que podem invocar economia toda vez que tem algum tipo de escassez em torno do fenômeno. É muita estreiteza de mente!

      Mais pluralidade senhores!!!

      Excluir
    2. (Ps: Prof. R. Chiappin)

      Excluir
  2. Não fizeram nenhum teste excluindo Nepal ou Nigéria? Dei uma passada pelo estudo e não vi. Pra mim parece apenas que esses dois países estão distorcendo os resultados. O resto do gráfico é essencialmente um borrão.

    ResponderExcluir
  3. Usaram fotos de pessoas não brancas? De qualquer forma, parece-me que as características apontadas como femininas, exceto pelos lábios mais carnudos, são mais comuns nas europeias, o que poderia explicar os resultados.

    ResponderExcluir
  4. Quer dizer que no Haiti o Maguila é cocotinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem precisa ir tão tão longe...veja os dados pro Brasil. Iso explica o sucesso que a mulher do Belo e essas bombadas aí fazem...será que é por isso que tem tanto traveco no Brasil?

      Excluir
    2. Concordo. Brasileiro gosta também de mulher gorda mais do que europeus ou americanos.

      Excluir