terça-feira, 6 de maio de 2014

Divina Coincidência?

Nos modelos macro DSGE com preços rígidos: estabilizar a inflação em patamar baixo significa ao mesmo tempo por o PIB perto do potencial. Isso ficou conhecido como Divina Coincidência. De onde vem? Nesses modelos, a rigidez gera ineficiências: inflação faz subir o preço nominal ótimo, mas tem gente presa ao preço antigo, pela rigidez, claro. Esse distanciamento entre preço ótimo e preço antigo é ruim.  Com baixa inflação, o distanciamento é menor e PIB mais eficiente. Santa coincidência!


Depois da crise, as pessoas estão mais céticas quanto a tanta divindade. Com razão, me parece. Desequilíbrios importantes podem surgir com inflação baixa e hiato do produto moderado. Não dá mais pra ter a fé de antes. "É o diabo na rua, no meio do redemoinho".

3 comentários:

  1. "Esse distanciamento entre preço ótimo e preço antigo é ruim.". Por que isto é ruim? Este neoliberalismo... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai se benzer; quer dizer, vai estudar!

      Excluir
  2. Ótimo resumo, Dudu.

    Mas:

    1) Dá pra colocar a culpa pelo surgimento de "desequilíbrios importantes" na conta da inflação baixa e hiato moderado? Ou política monetária hawk?
    Tive a impressão que um consenso que surgiu, fora aspectos regulatórios, foi que a política monetária pré-crise foi dovish demais ao não contemplar preços de ativos em sua função de reação...

    2) Como maior volatilidade de preços e/ou de hiato ajuda a diminuir o potencial para desastre de outros desequilíbrios? Só acendendo o sinal amarelo?

    Abs

    ResponderExcluir