Há algum tempo mencionei o problema do troco que vivenciamos no dia a dia, com lojas usando mercadorias (como balas) para suprir a falta de moedas (veja aqui). Recentemente descobri que isso não é exclusivo do Brasil.
No Egito, a empresa de telefonia Vodafone propôs uma solução inventiva para esse problema: cartões que dão direito a créditos de celular. Batizados com o nome de Fakka, esses cartões podem ser usados por lojistas como troco.
Imagino que a liquidez disso seja alta (muita gente usa crédito para celular). Ou seja, esse negócio tem o potencial de se tornar moeda, ocupando em parte o espaço da moeda oficial. O vídeo abaixo explica como o esquema funciona:
Isso levanta as seguintes questões: o que explica a coexistência de duas moedas em dada proporção? Por que a Lei de Gresham (a moeda ruim expulsa a boa) não opera?
ResponderExcluirEssa ideia está rolando no Brasil, mas por diferentes motivos. Visão petista: para tentar incluir pessoas sem contas bancárias; Visão prática: para reduzir custos dos bancos com manutenção de cash em atms.
ResponderExcluirhttp://noticias.r7.com/economia/bb-lanca-sistema-de-pagamento-a-pessoas-sem-conta-bancaria-06112013
http://oglobo.globo.com/economia/banco-do-brasil-cria-sistema-de-pagamento-pessoas-sem-conta-bancaria-10685011
Sacada genial da Vodafone
ResponderExcluir