Estive em Londres mês passado a convite da British Airways para elaborar um guia "behaviorista" para viajantes de avião. O guia de "boas maneiras" será traduzido em outros idiomas (baita campanha global de marketing da BA!). Ele será distribuído pela Infraero em breve nos aeroportos locais. Mas vou apresentá-lo aqui no blog em primeira mão. Vamos às regras!
Regra 1: Evite fazer o check-in no aeroporto. Faça o check-in online. Isso ajuda a diminuir o tempo de fila e de ocupação do aeroporto em geral (já que você não vai ter que chegar muito tempo antes do horário de embarque).
Regra 2: Se tiver bagagem para despacho e estiver em dúvida sobre o peso dela, cheque-o numa balança antes de se dirigir para a fila de despacho de bagagem. Se você não conseguir pesar e descobrir no guichê que sua bagagem excedeu seu limite, apenas aceite graciosamente que terá que pagar o excesso (encare-o como um incentivo para não repetir a displicência). Sob hipótese alguma tente "dar um jeitinho" com chorumelas ou, God forbids, decida abrir sua mala para remover itens e enquadrá-la na sua allowance. É um constrangimento para a funcionária e um ato que, dependendo do momento em que é feito, pode prolongar o procedimento de embarque e alongar o tempo que as demais pessoas gastarão em fila (lembre-se da regra de ouro: não faça aos outros o que não gostaria que fizessem a você).
Regra 3: Quando estiver numa fila, para despacho de bagagem ou o que seja, procure não "colar" na pessoa logo à sua frente. Mantenha uma distância (ao menos de meio braço) pra que ela possa se mover sem acertar -- pardon my french -- a sua fuça.
Regra 4: Seja polido(a) com os funcionários. Cumprimente-os, diga "por favor" e "obrigado". Sorria se possível (a smile goes a long way). Trate-as como gostaria de ser tratado(a). Fazendo isso você ajuda a criar um atmosfera mais amigável e menos tensa -- da qual os próximos passageiros quase certamente se beneficiarão. Note, por simetria, que ser "unfriendly" com os funcionários deve ser evitado a qualquer custo. Porque os passageiros depois de você provavelmente vão receber de volta ao menos um pouco da antipatia que você dispensou a ela (o que os economistas chamariam de "high-order externalities").
Regra 3: Quando estiver numa fila, para despacho de bagagem ou o que seja, procure não "colar" na pessoa logo à sua frente. Mantenha uma distância (ao menos de meio braço) pra que ela possa se mover sem acertar -- pardon my french -- a sua fuça.
Regra 4: Seja polido(a) com os funcionários. Cumprimente-os, diga "por favor" e "obrigado". Sorria se possível (a smile goes a long way). Trate-as como gostaria de ser tratado(a). Fazendo isso você ajuda a criar um atmosfera mais amigável e menos tensa -- da qual os próximos passageiros quase certamente se beneficiarão. Note, por simetria, que ser "unfriendly" com os funcionários deve ser evitado a qualquer custo. Porque os passageiros depois de você provavelmente vão receber de volta ao menos um pouco da antipatia que você dispensou a ela (o que os economistas chamariam de "high-order externalities").
Regra 5: Não se comporte de forma anti-cooperativa, resmungona, antipática ou esnobe com a equipe de segurança quando eles pedirem pra você tirar o cinto/sapato/etc ou apalparem suas pernas: estão fazendo apenas o trabalho deles.
Regra 6: Uma vez na área de embarque, N-U-N-C-A contribua para a criação de longas filas. Keep your cool. Só entre na fila quando houver no máximo 5 pessoas. Não entrando na fila sem que seja necessário, você vai induzir outros a também não entrarem na fila por muito mais tempo do que é realmente necessário, o que ajuda a diminuir o desconforto da experiência. É verdade que a desonestidade malandragem de certos passageiros pode produzir uma corrida pela ordem de entrada na aeronave. Pois quem entra primeiro garante acomodação para sua bagagem de mão -- que entra na aeronave sem que suas dimensões e quantidade sejam checadas. Mesmo assim não entre na roubada de formar fila 30 minutos antes do embarque. Isso só alimenta o comportamento de manada. Sua bagagem será acomodada em algum compartimento.
Regra 7: Diga "por favor" e "obrigado" a aeromoça/aerorapaz sempre que pedir/receber algo de um deles. Afinal, você não foi criado(a) por lobos no meio da selva, foi? Não vai doer. E lembre-se: você provavelmente gostaria de ser tratado(a) assim se estivesse no lugar deles.
Regra 8: Quando a aeronave aterrissar, não fique de pé antes de as portas serem abertas e as pessoas à sua frente começarem a deixar a aeronave. E certamente não antes de as luzes de afivelar os cintos apagarem. Lembre-se: avião não é "busão" e aeroporto não é terminal rodoviário: O negócio de abrir as portas para desembarque leva um tempinho (de 7 a 12 minutos). Ficando de pé você induz outros a fazerem, desnecessariamente, o mesmo. Nem há espaço no corredor para acomodar todos de pé. Logo, "seat and relax" até chegar, de fato, a hora de sair.
Regra 9: Tendo desembarcado, não corra para a esteira. Be cool. E chegando na esteira de bagagens, mantenha boa distância dela de modo que os demais possam ver as malas que nela circulam e tenham espaço para retirá-las com conforto. Em suma: obedeça as marcações no piso. Você não precisa enxergar sua mala de cima para identificá-la. Ah, e por favor sob hipótese alguma leve a mala alheia.
Regra 10: Na saída do aeroporto (ou na entrada), por favor não "zig-zagueie" com sua mala entre os outros passageiros. Procure se manter numa faixa imaginária à direita, ficando na parte direita dessa faixa imaginária se não estiver com pressa e deixando a faixa esquerda dessa faixa imaginária pra quem está com pressa.
Regra 11: Se tiver combinado com alguém para pegá-lo(a) no aeroporto (mãe, namorada(o) ou quem quer que seja), por favor peça a tal pessoa que não a aguarde na "boca" da porta de saída; e que o(a) espere preferencialmente fora das áreas de "alto-tráfego" do aeroporto. Isso vai contribuir para evitar aquelas aglomerações de parentes, amigos, pessoas segurando plaquinhas, no meio das quais achar ou ser recepcionado por alguém vai provavelmente consumir tempo e ser difícil para todos, sem falar que criará gargalos na porta de saída dificultando a saída de outras pessoas.
Regra 12: Não entre em pânico caso atrasos aconteçam. Lembre-se: shit happens! A pontualidade dos vôos é afetada freqüentemente pelas condições climáticas, inclusive de locais que não aquele no qual você se encontra. Os atrasos nesse caso não são atos intencionais de malvadeza das companhias aéreas. Irar-se com o staff não vai resolver o problema. Stay cool. E mesmo que irritado, pelo amor de todos os santos (!) sob hipótese alguma arrebente a porta de emergência do avião e resolva desfilar sob a asa da aeronave. Isso só vai revelar o quão troglodita imprudente você é, podendo resultar também em um sério acidente. Em solo estrangeiro, é batata que você vai pro xilindró pelo ato insano.
Eu nao consigo entender o que faz um post desses num blog de economia.
ResponderExcluirQual o problema, Sir? O acordo aqui nesse blog é que postamos o que estamos a fim de postar. E deixamos "o mercado" decidir o "preço" do post (com views e comentários). Se não gostou fique a vontade pra vir aqui nesse espaço e dizer o que pensa. Você é sinceramente bem-vindo.
ExcluirO que, eu receio, não dá pra dar muito bola é pra essa história de que o blog tem que publicar apenas assunto de economia. Lamento, mas o blog tem uns 12 autores e não é razoável esperar que todos os posts sejam estritamente sobre "economia" (até porque, você deve saber, é possível dar um "twist" econômico em quase qualuer assunto. O aeroporto, por exemplo, tem inúmeros exemplos que servem para ilustrar modelos de herd behavior e de equilíbrio baseado em hierarquia cognitiva). Parafraseando o apóstolo Mateus, nem só de economia vive o economista...
Muito bom! especialmente a fotinha do cara esperando o "economistaX" hehe
ResponderExcluirMelhor msm é o cara na fila pra passar pela segurança :) , rss
ExcluirA despeito do comentário acima, parabéns! Belo post. Acredito que a grande maioria dos leitores espera por assuntos variados neste blog, não só os relacionados a economia (embora este seja o tema central). Ademais, noções gerais de como se comportar em público são sempre bem-vindas, pois sabemos que pouquíssimos seguem tais recomendações. Todas essas regras são muito úteis, mas posso destacar duas como essenciais: Regra 4 (Trate os funcionários como gostaria de ser tratado) e Regra 8 (Ficar de pé antes de a aeronave parar e, sobretudo, para sair antes das pessoas que estão na sua frente).
ResponderExcluirMuito importante também é não dar margem para os paranóicos com segurança.
ResponderExcluir"A jovem Thaís Buratto da Silva, de 24 anos, recém-formada em gestão ambiental pela Universidade de São Paulo (USP), foi barrada após o pai fazer uma brincadeira com ela."
“Eu fiz um infeliz comentário, uma brincadeira de mau gosto, e falei que ainda bem que não tinham descoberto que ela era uma terrorista”, relata o economista Renato Camargo da Silva, de 55 anos.
Regra 0: não use o sistema aeroportuário brasileiro entre junho e julho, se não quiser ficar respeitando regrinhas de bosta, enquanto seus direitos são desrespeitados...
ResponderExcluirRegra -1: se mate se não quiser quiser respeitar regras (até na selva há regras) ou aceite que todo mundo pode e vai também desrespeitá-las e isso vai fo...com o seu bem-estar.
ExcluirO anonimo da regra 0 deve ser aquele tipo que adora fazer barraco em aeroporto.
ExcluirFiquei curioso. Que direito seu já foi desrespeitado?
Externalidade e felicidade são temas de economia...
ResponderExcluirMinha decisão de coçar o saco em público tb é um tema de economia, sob esse prisma...
ExcluirA decisão de dar um peido em público também é tema de economia.
ExcluirÉ mesmo.
Os comentários chulos logo acima servem pra ilustrar como ensinar regras básicas de boa conduta em espaço público é tão necessário no Brasil....
ExcluirQue venham mais desses posts educativos. Sugestão para o próximo: "regras de etiqueta para comentar na internet"
Quem dera #Infraero, #TAM, #GOL, #AZUL, #AVIANCA e etc divulgassem essas regras básicas para tentar educar os que não tiveram a sorte de ter educação em casa.
ResponderExcluirEm suma, use o bom senso!!
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