sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Conspicuous consumption

Definição do New Palgrave (dicionário de Economia):
"Conspicuous consumption means the use of consumer goods in such a way as to create a display for the purpose of impressing others rather than for the satisfaction of normal consumer demand. It is consumption intended chiefly as an ostentatious display of wealth." (F. Stanković, from The New Palgrave Dictionary of Economics, Second Edition, 2008)
Recentemente o New York Times publicou um artigo documentando que brasileiros andam gastando os tubos com a realização de eventos (como festas de criança e casamentos) nos Estados Unidos (veja aqui).
Não, essas não são pessoas que moram lá. Fora os gastos extravagantes nos eventos em si, tem também o deslocamento para o exterior.

Isso vem chamando a atenção dos executivos de hotéis de luxo em Nova York. O diagnóstico de alguns é que brasileiros fazem isso porque querem se mostrar, em linha com a ideia de "conspicuous consumption" mencionada acima.

Claro, essa é a impressão de meia dúzia de indivíduos citados na reportagem. De qualquer forma, quero levantar a seguinte questão: será que essa característica é particularmente acentuada entre brasileiros? Gente rica tem em todo lugar, mas parece que os brasileiros estão chamando mais atenção. Talvez seja justamente esse o objetivo.

9 comentários:

  1. brasileiro é foda.... hahahaha.

    nossa cultura é um lixo.

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  2. Não lhes resultará surpreendente ver que a cultura brasileira é uma cultura baseada na ostentação, né?

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  3. Nao duvido que o calculo seja economico: capaz de sair mais barato fazer uma festinha infantil em NY para meia duzia de convidados do que alugar um buffet de festas em Sao Paulo para 30 criancas + pais + babas...

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    1. Fair point.

      Mas em um dos casos discutidos pelo NYT, estima-se que o casal gastou coisa de 30 mil dólares.

      De qq forma, mesmo que o valor lá fora seja maior, o custo crescente aqui torna a alternativa NY mais atrativa.

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  4. 1. Maurinho totalmente Mr Wolf, Problem Solver!!!
    2. Quanto ao post, a elite interiorana paulista deve estar sobrerepresentada!

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  5. poxa então os non-tradables aqui tão brabos mesmo ein

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  6. Mauro,
    será que aqueles dados do World Value Survey não ajudariam a entender melhor essa questão (quais as características dos países que mais "valorizam" o conspicuous consumption)?

    Abs

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  7. Encher o carrinho de meias, cuecas, camisetas, moletons, dois pares de jeans, um par de tênis (de marca própria), e meia dúzia de sacos de Kit Kat no Walmart de Orlando é Conspicuous consumption?

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  8. Bem, como em teoria economica a preocupação é com o que acontece em termos de escolha dado o preço de reserva, sem se alongar sobre o que determina o preço de reserva, para mim a reportagem do NYT só mostra que estes brasileiros tem preço de reserva alto para estes bens (viagem + festas) já que "aparecer" é um valor importante para eles.
    Elucubrações sobre o que poderia definir este comportamento, sob a hipótese de ser possível generalizar para a população brasileira que viaja ao exterior, poderiam supor que estes brasileiros são o 1% mais ricos do Brasil (que em 2010 detinha + ou - 12% da renda do país) mas mesmo entre eles existe uma grande desigualdade de renda. Assim pode ser um valor importante sinalizar ao grupo quem é o mais rico relativamente, daí a demanda por motivos de impressionar os outros.

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