sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Inconsistência temporal

A Fazenda, em nova tacada genial, vai fazer mais um Refis.
Pra quê?
Pra tentar amolecer as agências de rating que estão avisando que esse fiscal aí vai levar a rebaixamento. Aí o Mantega tenta tapar o buraco com uma grana once-and-for-all negociando dívidas atrasadas das grandes empresas.
O que isso gera? As empresas terão mais incentivos a seguir a mesma estratégia: não paga o imposto e aguarda novo Refis futuro. É o que a gente chama em economia de "inconsistência temporal".
O curioso dessa vez é que a Receita foi para os jornais dizer que acha uma bosta o plano do ministro, usando justamente o argumento de inconsistência temporal. Diz que a decisão do Refis não é dela, e sim politica.
Segura essa, ministro

2 comentários:

  1. Ele segura tranquilamente Dudu, o cara tem a benção da chefe dele.

    ResponderExcluir
  2. aí a grande tristeza é que o governo nunca cobra as grandes empresas, e não só aqui. elas fazem o que querem, sonegam à vontade. depois se faz qualquer acordo e está tudo bem.... se o IR tivesse realmente uma tabela mais gradativa, com várias faixas, e o imposto sobre empresas tb fosse assim, seria td mto mais fácil. mas reforma tributária é palavrão e ninguém nem sabe o que fazer...

    ResponderExcluir