terça-feira, 8 de outubro de 2013

Neoliberal

1. Factóide esquerdopata. Sujeito indeterminado, já que se desconhece no mundo quem se declare como tal, inventado por esquerdistas e esquerdopatas para travar um diálogo sem interlocutor.
2. Diz-se daquela política que desagrada esquerdistas e esquerdopatas.
3. Muleta esquerdalóide para justificar erros de política econômica feita por esquerdistas e esquerdopatas de cunho "desenvolvimentista" (às vezes, keynesiano ou pós-keynesiano).
4. Acepção usada pejorativamente por esquerdistas e esquerdopatas para designar adeptos do liberalismo econômico ou economia neoclássica.
5. Formalmente, trata-se de termo cunhado por cientistas políticos de viés esquerdista. Não se conhece cientista político conservador, liberal ou de direita que tenha definido tal termo (obs.: ainda a comprovar).
6. Política que preconiza o Estado mínimo, segundo esquerdistas e esquerdopatas.
7. Oposição a liberal e neoclássico, os quais preconizam o Estado forte regulando as falhas de mercado, visando a aumentar o bem estar da população.

12 comentários:

  1. Lembrei desse "meme": http://i.imgur.com/7aBkCui.jpg

    ResponderExcluir
  2. Antes de qualquer outra consideração é preciso afirmar de saída, e fortemente, que o neoliberalismo não é a política do Estado mínimo. Segundo Pierre Dardot e Christian Laval, a tese segundo a qual “o termo neoliberalismo designa uma ideologia que prega o “retorno” ao liberalismo originário e uma política econômica que consiste em retirar o Estado para abrir espaço ao mercado” está totalmente errada. Ora, essa mesma crítica já fora feita no artigo Pós-grande indústria e neoliberalismo, que é de 2005, e está publicado no número 97 da Revista de Economia Política. Entretanto, mesmo se não há originalidade nessa afirmação, os escritos desses dois intelectuais franceses sobre o tema contribuem para uma melhor compreensão desse pensamento político ora dominante na sociedade. Por isso, aqui se publica uma tradução de duas seções de um importante artigo da lavra desses autores, Néolibéralisme et subjectivation capitaliste, o qual foi publicado no número 41 da Revue Cités.

    fonte: http://eleuterioprado.files.wordpress.com/2013/05/dardotp-e-lavalc-o-que-c3a9-o-neoliberalismo2.pdf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Eleutério.

      Excluir
    2. Puta que pariu, olha o que é Economia Política segundo esse professor da FEA.
      http://eleuterioprado.wordpress.com/economia-politica/

      Excluir
    3. O Prof. Eleutério e os autores que ele usa são de esquerda ou direita?

      Excluir
    4. Citar a REP é dose.

      Excluir
    5. Falta quanto tempo pra esse cara se aposentar?
      A FEA precisa de renovação urgente!

      Excluir
  3. E pensar que damos o nosso suado dinheiro para financiar "intelectuais" que passam a vida discutindo o que economistas mortos queriam realmente dizer (o Marx por exemplo morreu faz uns 120 anos). PQP mesmo.

    Esse pessoal que estuda economista morto não tem vergonha de não ter feito nada de produtivo na vida, nunca ter ao menos tentado responder uma questão que possa ser remotamente útil pra humanidade? Tem muita m.. em economia mas passar o tempo "interpretando" os Grundisse de Marx ou a TG de Keynes é mesmo o que mais perto chega do parasitismo disfarçado de carreira acadêmica.

    ResponderExcluir
  4. Where´s A de Botucatu to say flattering things about these left-wing guys?

    ResponderExcluir
  5. Prezado anonimo de 8 de outubro de 2013 15:23,

    assim você ofende toda a classe profissional dos economistas. Agradeceria uma retratação. E faço coisas produtivas sim, pergunte à minha mãe. Além disso, acho cansativo consultar quem está vivo e quem já morreu.

    Uma coisa que notei agora, nem este blog aqui nem o do Eleutério tem contador de visitas. Seria isso para encobrir informações importantes? Porque vcs nao mandam um bilhete anônimo pro Eleutério (ou o respectivo webmaster) mostrar o contador de visitas? Seria interessante.

    Pra quem não tiver saco de ler o texto de 5 paginas lá, acho que o resumo é esse:

    "Nesse sentido, definem o
    neoliberalismo “como o conjunto de discursos, práticas, dispositivos, que determinam
    um novo governo dos homens segundo o princípio universal da concorrência”. "

    ResponderExcluir
  6. Legal, Rodrigo. Mas então continue na sua lógica e poste a definição de "esquerdopata"... Seja sincero, não é a mesma coisa, só que ao contrário e mais agressivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu procurei uma definição decente de neoliberal no google. Não achei. Propus a minha.

      Faça o mesmo com esquerdopata. Vc ficará satisfeito. Não preciso defini-la aqui, porque tem gente que definiu melhor que eu.

      Excluir