segunda-feira, 10 de março de 2014

As cidades mais caras do mundo

A Economist Inteligence Unit (EIU) calcula índices de custo de vida para diversas cidades do mundo. A principal função do índice é auxiliar no estabelecimento da remuneração de não residentes (por exemplo, salários de funcionários de multinacionais que são realocados para outros países). A seguir as 10 cidades mais caras, de acordo com o relatório mais recente da EIU.














Note que todas as cidades da lista pertencem a países de renda alta, exceto Caracas. E isso apesar de todos os controles de preços utilizados pelo governo venezuelano. Uma possível explicação (dada pelo próprio relatório) é a sobrevalorização evidente da taxa de câmbio oficial, utilizada para calcular o índice.

De qualquer forma, apesar de não informar o custo de vida verdadeiro, o número para a Venezuela mostra o tamanho de desalinhamento cambial: à taxa de câmbio oficial, Caracas é 18% mais cara que Nova York. Todavia, segundo o relatório da EIU, estimativas do mercado negro de câmbio jogariam a cidade para o final do ranking, como a mais barata da amostra!

Mas tudo isso pode não passar de um complô da imprensa imperialista para minar o governo popular socialista bolivariano da Venezuela...

PS: Fiquei curioso com relação aos números para as cidades brasileiras, mas o acesso à base completa é restrito. Alguém teria ideia da posição relativa de Rio e São Paulo?

2 comentários: