A primeira loja do Walmart foi inaugurada em 1962, na cidade de Rogers (Arkansas). Cinco décadas mais tarde, a companhia conta com mais de 10 mil unidades, situadas em diversos países.
O vídeo abaixo mostra como foi a expansão do Walmart nos Estados Unidos, desde a inauguração da primeira loja até 2004.
O vídeo faz parte da pesquisa de Thomas Holmes, de Minnesota. Note que a expansão do Walmart segue um padrão geográfico interessante: as novas lojas tendem a se estabelecer proximamente às lojas existentes. Isso não necessariamente é ótimo, pois lojas próximas podem se canibalizar, ao roubar mercado umas das outras.
Na interpretação de Holmes, a vantagem dessa estratégia é que ela reduz custos de distribuição. Em particular, os centros de distribuição do Walmart são estabelecidos de modo a servir um número grande de lojas, o que é facilitado pelo adensamento dessas unidades no espaço. A proximidade entre lojas e centros de distribuição também permite respostas rápidas a choques de demanda (reduzindo, por exemplo, problemas de escassez de produtos).
O paper de Thomas Holmes mostra mapas com os centros de distribuição. Veja aqui (páginas 254-255).
Muito legal este vídeo Mauro. Fica bem claro a ausência inicial do WalMart do Nordeste e da costa Oeste, o que é coerente com a estratégia de fincar presença em cidades pequenas onde é possível obter poder de monopólio.
ResponderExcluir