Diziam que o juro real no Japão não cairia com a proposta do Abe de dobrar a base monetária por lá. A ideia por trás dessa tese era que esse movimento geraria aumento de expectativa de inflação e uma reação de mercado, que elevaria o juro nominal mais ainda antecipando uma reação anti-inflacionária do Banco Central do Japão (BoJ). Sempre achei essa tesa esquisita. Ué, com o BoJ querendo gerar inflação positiva por que os mercados de títulos antecipariam que ele, BoJ, iria voltar atrás no futuro e aumentar o juro nominal? Ok, promessas sobre política monetária frouxa nem sempre são críveis, mas nesse caso o banco central estava socando o pau na base ao mesmo tempo que fazia a promessa...Bom, o resultado está aí: os juros reais caíram sim. Obviamente, precisa vir reforma estrutural, mas conseguir elevar a expectativa de inflação e derrubar o juro real foi um passo importante.
Agora o carry trade explode?
ResponderExcluirGostaria que voces comentassem sobre esse paper:
ResponderExcluirhttp://www.academia.edu/4963593/Wage_and_Profit-led_Growth_The_Limits_to_Neo-Kaleckian_Models_and_a_Kaldorian_Proposal
Oi Matias!
ExcluirDuvido que o pessoal do blog leiam. Mas eu comento: Esse paper é um lixo!
Primeiro: quem se importa com esses modelos jurássicos "pós-keynesianos" (WTF isso quer dizer?) e suas distinções idiotas entre profit- e wage-led growth.
Segundo, esses resultados são inuteis. Tipo:
"The empirical analysis also notes the fact that real wages and consumption do not necessarily maintain a one-to-one relationship."
Big fucking news!
Ou: "investment is a derived demand". Não diga!!!
Terceiro: só mesmo essas revistas-lixo heterodoxa pra aceitar um paper mal motivado desses. Todas as referências são de coisas ou velhas ou publicadas em 2 ou 3 journals obscuros!