sexta-feira, 25 de abril de 2014

Programa de (Des)Aceleração do Crescimento?


O Eduardo Zilberman, professor do Departamento de Economia da PUC-Rio, escreveu um artigo em co-autoria com o Julio Mereb dizendo que o Programa de Aceleração do Crescimento, na verdade, pode ter desacelerado o crescimento! O argumento deles é interessante:

Quando o governo fala que vai investir em infraestrutura, o mercado privado segura um pouco seus investimentos para pegar o timing certo de surfar na onda dos investimentos públicos quando concluídos (os bens públicos entram na função de produção privada). Com o governo fazendo um grande auê sobre o PAC, mas atrasando um monte de obra, o que acontece? Isso, o investimento privado "broxa".

Para ver o artigo que eles escreveram sobre isso no Valor clique aqui. A versão acadêmica do artigo está na página do Eduardo (aqui). 

6 comentários:

  1. Grande sacada do Zilberman e do Mereb olhar para isso! Por todos os angulos que se olha, esse governo é um total e completo desastre. Tomara que esse governo de incompetentes, burros, desonestos e despreparados seja votado para fora do governo federal.

    ResponderExcluir
  2. Acho que o problema é menos o atraso do que a incerteza se vai ou não ocorrer.
    Veja: se for atraso, investimento agora cai por conta da expectativa que vc mencionou, mas sobe quando vier a infraestrutura. Eh um argumento de ciclo apenas.
    A questão crucial é que as pessoas não tem certeza de que venha. Mas isso, em termos de modelo, eh equivalente a não ter PAC to begin with.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a incerteza sobre a localização da nova infra-estrutura?

      Excluir
  3. O low nos investimentos em 2013 foi isso: expectativa, com os investidores juntando a grana. O modelo era ruim, o governo achava que éramos a última coca-cola no deserto e nada andava. 2013 teve a mudança no ambiente externo, manifestações, economia mudando para pior e perdemos o timing. A TIR mudou, as estimativas de receita mudaram, crescimento mudou, risco e juros mudaram. Falta o governo mudar.

    ResponderExcluir
  4. Cadê a foto que apareceu na postagem da matéria no facebook?

    ResponderExcluir