domingo, 20 de abril de 2014

Belluzo, o gênio da raça

Fonte da caricatura: http://baptistao.zip.net/

Belluzo deu uma longa entrevista para o Estadão. Trechos abaixo:

Repórter: Como se escolhe um campeão nacional?

Luiz Gonzaga Belluzzo: Por exemplo, a Petrobrás é um campeão nacional natural. Ela é uma das grandes empresas petrolíferas do mundo. Não precisou de nenhuma política especial para transformá-la nisso. Quais os setores que você vai escolher? Tem que escolher os setores em que você tem vantagens e pode conduzir a um bom termo. Isso é uma coisa construída porque não há mais vantagens comparativas. Os asiáticos perceberam isso. Hoje está muito mais difícil. Os chineses estão...

Repórter: Mas isso não gera favorecimento de grupos empresariais?

Luiz Gonzaga Belluzzo: Mas isso é a lógica do capitalismo. Ou você acha que você tem concorrência perfeita?

O link para a entrevista completa está aqui.

O Rodrigo Constantino desceu o sarrafo no Belluzo por essa entrevista em seu blog na Veja (ver post aqui).

A pergunta que faço é: Por que economistas toscos como o Belluzo recebem tanta atenção da imprensa? Por que os jornalistas parecem escutar com menos frequência o que os economistas das "top schools" brasileiras (pelo critério doméstico da CAPES)  têm a dizer? 

Termino com o comentário, no Twitter, do economista José Nivaldo Cordeiro sobre a entrevista: 
A entrevista do Belluzzo é escandalosa. Me parece o verdadeiro formulador do PT. Ele e a Unicamp. Confusão mental e maldade juntas. Vai quebrar. Seguidores do Belluzzo hoje dominam o Estado de cima a baixo. Basta ver quem está nos postos de mando. A confusão mental virou epidêmica. O PT é Belluzzo e Unicamp. Enquanto estiverem no poder farão experimentos deletérios com os brasileiros. Estão degradando tudo. Vai quebrar. A entrevista do Belluzzo é uma salada indigesta de conceitos confusos. Percebe-se a arrogância de quem acha que sabe tudo. Dá pena. E dá medo. Dentro de uma universidade séria o discurso do Belluzzo seria ridicularizado. Mas o PT o fez consultor privilegiado na formulação da política. Admito: a política econômica do PT não é apenas ridícula e confusa. Ela é destrutiva. Formulada por gente como Belluzzo.

18 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. "Mas isso é a lógica do capitalismo. Ou você acha que você tem concorrência perfeita?"

    Tenho aulas com gente que é dai pra baixo 8 horas por semana.

    ResponderExcluir
  3. O sujeito reclama do Belluzzo e cita o... Constantino, o cara do dicionário de citações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Sergio... o Constantino é um ameba reaça que pulou o muro da escola. Citá-lo não pega bem!

      Excluir
    2. Faz tempos que penso que o que ele escreve faz um baita desserviço à causa liberal. Mas eu só disse que ele criticou a entrevista do Belluzo (ie, ninguém escreve coisas ruins/boas com as quais discordamos/concordamos 100% do tempo...) . Why all the fuss?

      Excluir
    3. Isso que dá postar no grupo da FFLCH, vem esse povo falar merda.

      Excluir
    4. Por que acha que ele presta um "baita desserviço" à causa liberal? Você é daqueles liberais absolutos que acham que não há limite para a liberdade?

      Excluir
    5. Um professor de uma "top school" citar o Constantino é equivalente a um professor de uma "top school" usar Comic Sans. Tá pensando que isso aqui é UNIP?

      Excluir
    6. "ele presta um "baita desserviço" à causa liberal" = "não há limite para a liberdade".

      Raciocínio genial. Parabéns!

      Excluir
    7. Eu não acho que o Constantino preste um desserviço à causa liberal. Sua existência é pedagógica, ocupando um espaço que deveria ser ocupado por intelectuais conservadores de direita liberais (no sentido econômico). Isso é bom para dar combate à hiperexposição esquerdista/desenvolvimentista na imprensa e na mídia, de um modo geral.

      Se não existe um intelectual melhor que o Rodrigo Constantino ou o Reinaldo Azevedo, melhor ter eles que nada ter. Isso tudo não quer dizer que não possamos criticá-los e discordar de suas ideias e posições.

      Quanto ao Rodrigo Constantino fazer muitas citações, ora por que não aproveitar e ler as citações no original? Ou você vai me dizer que conhece a literatura que ele cita na íntegra?

      Finalmente, argumento ad hominem para quê? Ilumine-nos criticando a estupidez que o sujeito escreveu ou falou, assim como devemos criticar Belluzzo, discípulos e asseclas.

      Excluir
    8. Rodrigo,

      Exceto pela primeira sentença, eu concordo integralmente com seu primeiro parágrafo. Mas de uns tempos pra cá o blog dele deu uma guinada para longe da economia e em direção a um moralismo comportamental e até estético (a crítica que ele faz ao preço das obras de arte revela ignorância de princípios básicos de economia), e as vezes até ao ataque a pessoas.

      Se não há contradição entre posar de liberal e atacar sob justificativa moral a liberdade alheia, então também não há contradição nem hipocrisia no comportamento que é o objeto principal da crítica dele: gostar do produto das instituições capitalistas e defender o socialismo. Eu penso que existe nos dois casos, daí porque eu achar que o que ele tem escrito mais recentemente presta um desserviço à divulgação dos princípios liberais -- que deveriam valer tanto para a economia quanto para o comportamento individual.

      É óbvio que é possível fazer o argumento utilitário de que um liberal na economia/moralista-conservador no comportamento é melhor do que nada -- e convenhamos, ele já percebeu que essa combinação tem grande apelo no Brasil. Mas acaba sendo um tanto deseducador que o clamor por mais liberdade econômica (papel que o blog dele cumpre bem) inspirado por escritos liberais venha associado com moralismo. Isso acaba, me parece, alienando um monte de gente que seria simpática ao liberalismo econômico. Ou seja, suspeito que o que ele escreve teria mais apelo/sofreria menos resistência se se ocupasse da parte que de fato interessa pra vida das pessoas e que levou ele à Veja: a economia.

      Excluir
    9. A crítica que ele faz aos preços das obras de artes, se referem às obras modernas e as citadas por ele, realmente, são um verdadeiro lixo. Vai de pessoa a pessoa, mas a crítica é válida. É como criticar os preços dos carros. 0km no Brasil. Apesar de serem altos por uma lei básica da economia, a alta demanda, ainda assim são preços ridículos e a crítica é válida.

      E eu também não vejo onde o 'moralisno' do Constantino, seja ruim. Ele não confessou que não é mais um liberal absoluto. Se tornou um liberal relativo ou conservador libertário. Use o termo que quiser.

      O aborto não deve ser legalizado em qualquer circunstância, é preciso deixar que o ser humano se responsabilize por seus atos irresponsáveis. O Brasil não está preparado para a legalização as drogas, veja nosso nível de desenvolvimento e veja quem são os países que fazem fronteira com a gente... casamento é uma instituição católica, logo deve ser respeitado e não ser dado o direito a gays, uma vez que a união civil pode ser concedida sem problema. Enfim, esses temas são bem mais complexos do que aparentam, não podem ser respondidos ou resolvidos apenas com mais liberdade.

      Excluir
    10. "É como criticar os preços dos carros. 0km no Brasil. Apesar de serem altos por uma lei básica da economia, a alta demanda, ainda assim são preços ridículos e a crítica é válida."

      - Não existe "preço ridículo" para economista bem treinado. Existe o preço que está sendo validado pelas condições de mercado.

      "O aborto não deve ser legalizado em qualquer circunstância, é preciso deixar que o ser humano se responsabilize por seus atos irresponsáveis."

      - Não existe "probição em qualquer circunstância" para economista bem treinado. Proibir aborto, ou qualquer outra conduta privada, é algo que vai depender de custos e benefícios materiais para terceiros dessa decisão, e não deve entrar nessa conta o incômodo moral que Maria abortar possa vir a ter sobre os membros da IURD ou outros terceiros quaisquer.

      "O Brasil não está preparado para a legalização as drogas"

      - Não existe "falta preparação" para implementar a política X,Y,Z para economista bem treinado. Existe uma conta de custo-benefício para cada opção (legalizar ou não) que, ao menos do ponto de vista do economista bem treinado, deveria governar a decisão de qual adotar. Quem acha que proibir criminalizar coério/consumo de drogas não tem custos que devem ser comparados com seus benefícios é um idiota cuja opinião deve ser ignorada até que se eduque sobre o assunto e passe ao menos a reconhecer que o negócio tem ônus e bônus qualquer direção que se vá.

      "casamento é uma instituição católica, logo deve ser respeitado e não ser dado o direito a gays, uma vez que a união civil pode ser concedida sem problema"

      - Isso é uma bobagem que nem dá pra entender porque enchem o saco co misso. Se for mutuamente voluntário entre as partes, eu e todo mundo devia estar se lixando pra quem vai casar com quem. Eu não vou pagar a festa nem o enxoval então foda-se! Deixa o povo casar e tentar ser feliz caraleo! Agora, a igreja católica deve ser livre pra decidir quem ela vai casar ou não e o Estado, se se meteu nesse negócio, deve respeitar o princípio da isonomia, reformar seus livros e reconhecer todos os contratos de união civil seja lá entre quem for, sem distinção de sexo, etc, etc, etc.

      Isso não tem nada a ver com ser libertário ou o caramnba mas com ter bom senso porra!

      Excluir
  4. Sérgio, é importante existir alguém para apontar as contradições da "esquerda caviar". Mesmo q o Constantino fosse contraditório, a solução seria apontar sua contradição, como vc fwz, porém sem invalidar sua crítica.

    Sucede que tenho dificuldades para ver contradição em seu comportamento moralista e seu ideário econômico liberal. Talvez seja necessário usar os argumentos econômicos liberais corretamente. Estou para escrever um texto contra a liberação das drogas com argumentos neoclássicos, só que dá trabalho, sabendo da pancadaria que vou sofrer, por isso preciso estar bem preparado.

    Eqto isso, deixe-me dizer por que sou contra o aborto sem ser contra as liberdades individuais. Admito que cada indivíduo possa fazer o que quiser de seu corpo, desde que não cause externa idades a ninguém , caso em que é necessário a intervenção do planejador central. Pois bem, diga-me qdo o feto se torna um indivíduo que te direi até qdo o aborto deve ser permitido. Sucede que até hj isso não tem resposta científica.

    Admito manter o direito ao aborto nos casos previstos na lei brasileira, com certo mal estar para o caso de estupro.

    De Losso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aguardo o texto contra a liberação das drogas. Vai ser interessante ver argumentos que não sejam mero preconceito ou falso moralismo

      Excluir
  5. Será que o Pondé prestou um bom serviço a causa liberal hoje na Folha?

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente, o Constantino descer o sarrafo em alguém soa mais como elogio a esse alguém do que qualquer outra coisa.

    ResponderExcluir
  7. Não percam o foco que é criticar o Belluzo

    ResponderExcluir