terça-feira, 8 de abril de 2014

Questões de provas

A questão abaixo apareceu em uma prova de Filosofia para alunos de ensino médio de uma escola de Taguatinga (DF). A foto foi tirada por um aluno e está circulando nas redes sociais.



Ainda há bastante especulação sobre os motivos do professor em incluir essa questão. Uma história (que me parece plausível) é que era uma brincadeira, para aliviar a tensão da prova. Não tinha ideia da resposta, mas pesquisei a letra da música na internet e, de fato, o aluno acima acertou.

Lembrei de outra questão para a qual não tenho ideia da resposta. Caiu em um concurso do Ipea, durante a gestão Pochmann (o candidato tinha que indicar verdadeiro ou falso):

"O termo neoliberalismo designa uma corrente de organização de atividade econômica que capciosamente ecoa um movimento histórico com o qual em realidade e na prática não compartilha fundamentos e princípios."

Não entendo nada do que está escrito acima. Meu chute é que a afirmação é verdadeira. Afinal, neoliberalismo só pode ser coisa do demo.

4 comentários:

  1. Até ontem o Ipea era um antro de neoliberais:
    http://www.cartacapital.com.br/revista/772/o-politburo-ortodoxo-4079.html
    Decidam-se, por favor.

    ResponderExcluir
  2. Marcaria letra B e a frase considero falso.

    Portanto, erraria as duas....

    ResponderExcluir
  3. Que tal vocês criticarem o estudo abaixo?
    http://www.brasil247.com/pt/247/247_na_copa/135896/Copa-das-Confedera%C3%A7%C3%B5es-j%C3%A1-pagou-est%C3%A1dios-diz-estudo.htm

    ResponderExcluir